Logon
Blog

Câncer de pele: Protetor solar deve ser usado diariamente

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​​​Uma das formas mais eficientes de prevenir os problemas de pele – entre eles o Câncer de Pele – é por meio do uso do Protetor Solar. Mas para que ele de fato faça efeito é preciso saber utilizá-lo. A primeira dica é que ele deve ser usado diariamente e não apenas em momentos de lazer, como na praia. E, embora seu uso deva ser mais frequente no verão, também deve ser passado em outras épocas do ano e mesmo quando o tempo está encoberto, já que o mormaço também pode queimar a pele.

"Além do câncer de pele, o excesso de sol também pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce e manchas na pele. No dia a dia deve-se usar produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 15, a cada quatro horas. Na praia, o mínimo deve ser o FPS 30, reaplicando a cada duas horas", afirma a dermatologista do Hospital 9 de Julho, Caroline Semerdjian Cividanes. Ela acrescenta que pessoas com pele oleosa devem dar preferência a produtos em gel ou com toque seco.

Para crianças recomenda-se o uso do filtro apenas a partir dos seis meses de idade, dando preferência àqueles especialmente fabricados para o uso infantil. É importantíssimo o uso de protetores solares em crianças e adolescentes pois estudos mostram que 75% da radiação acumulada durante toda a vida se dá no período entre 0 e 20 anos.

Há muitos mitos envolvendo o uso do protetor solar. Um deles é que as pessoas de pele negra, por possuírem mais melanina, não necessitariam do uso desses produtos. Esse conceito está errado: assim como as pessoas de pele mais clara, as de pele negra também podem sofrer queimaduras e doenças graves como câncer de pele.

"Outro mito é que algumas pessoas pensam que para reaplicar o produto é necessário lavar o local. Não é preciso lavar, apenas reaplicar. Outro cuidado importante é que o protetor deve ser o último produto a ser aplicado na pele. Então se a pessoa quer usar um creme e protetor, deve aplicar primeiro o creme e depois o protetor", diz Caroline.​​​​

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? Acesse nosso BLOG

​​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​​​



​​ Agendamento​

Veja mais