Logon
Blog

Câncer de boca pode afetar lábios, língua e gengiva

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​Os cânceres de boca são patologias malignas que geralmente têm sua origem na mucosa da boca, também chamada de epitélio de revestimento. Dessa forma, pode atingir os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala ou mesmo as glândulas salivares. A causa mais frequente é o tabagismo, principalmente quando este é associado ao alcoolismo e à má higiene oral. Em geral, esses tipos de cânceres são mais comuns em homens acima de 40 anos. 

Sintomas

Os sintomas iniciais são o surgimento de alguma ferida na boca que não cicatriza com facilidade e que é dolorosa. A doença também pode se manifestar com o surgimento de gânglios aumentados no pescoço. 

É possível prevenir? 

A prevenção consiste em adotar hábitos saudáveis de vida, principalmente evitando fumar e consumir álcool em excesso. A consulta com um especialista logo no início dos sintomas pode facilitar o diagnóstico precoce da doença, feito por meio de biopsia e, com isso, evitar a necessidade de tratamento com cirurgias de grande porte, aumentando as chances de cura da doença.

Como é o tratamento? 

O tratamento pode ser cirúrgico e, quando a cirurgia é necessária, o procedimento envolve a ressecção, ou seja, a retirada do tumor da boca e os gânglios linfáticos do pescoço. Os gânglios são retirados porque podem alojar de forma oculta metástases da doença. Em algumas situações também é necessário fazer uma reconstrução plástica após a retirada do tumor.

​O pós-operatório depende da extensão da cirurgia em função da doença. Em geral, o paciente necessita do apoio de uma equipe multiprofissional para a reabilitação da fala e da deglutição. A radioterapia e a quimioterapia podem ser utilizadas como tratamentos coadjuvantes.

Outros tumores

Os tumores  que atingem as  glândulas salivares também são  frequentes. Podem ser malignos ou benignos e, nesses, casos, o sintoma mais comum é o surgimento de nódulo de crescimento lento e indolor em região abaixo da orelha ou da mandíbula. O tratamento destes casos geralmente é cirúrgico.


​​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​​





​​ Agendamento​

Veja mais