Logon
Blog

Câncer colorretal o que é e como evitá-lo

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​O que é?

Conhecido também como câncer de intestino ou câncer de cólon e reto, é um tumor maligno que, na maioria dos casos, instala-se no intestino grosso.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é terceiro tipo mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Em 2018, foram diagnosticados 36.360 novos casos, aumento de 6% em relação ao ano anterior.

Causas

O oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, Dr. Artur Ferreira, explica que o estilo de vida é o principal desencadeador desse cenário. “Obesidade, sedentarismo, elevado consumo de carne vermelha e bebida alcoólica estão entre os fatores mais comuns para uma pessoa desenvolver o câncer colorretal”, explica.

Sintomas

Esse câncer é silencioso e pode causar sintomas apenas em estágios mais avançados. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais como, por exemplo:

Sangue nas fezes;

Fraqueza e anemia;

Dor abdominal;

Alteração do hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre alternados;

Alteração na forma das fezes (muito finas e compridas).

Fatores de Risco

Pessoas com mais de 50 anos, boa parte com obesidade, tabagismo, sedentarismo e com histórico familiar da doença têm que fazer acompanhamento periódico por causa da maior risco para a doença. “É importante manter a avaliação médica e por meio de exames, como a colonoscopia”, acrescenta Dr. Artur.

Diagnóstico e Exames

Conforme já dissemos nesse texto, o exame mais indicado para realizar o diagnóstico é a colonoscopia, mas também pode ser realizada uma pesquisa de sangue oculto nas fezes. 

A colonoscopia é um exame extremamente importante para a prevenção e detecção de câncer intestinal, pois faz a análise completa das estruturas do órgão. É por meio dele, inclusive, que o médico remove pólipos, lesões que, se não tratadas, podem levar ao câncer. O procedimento também é utilizado para estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. ​

Tratamentos

O câncer colorretal é tratável e tem cura. Se diagnosticado no início e realizado o tratamento corretamente, as chances são altas, superando 60% dos casos.

​Inicialmente, o tratamento é cirúrgico com a retirada tumor. Podem ser realizadas também Quimioterapia (infusão de medicamentos) associada ou não à Radioterapia (uso de radiação).


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .