Logo

Neurologia

1 minuto de leitura

AVC isquêmico: entenda o que é, sintomas, causas e tratamento

O tratamento imediato diminui os riscos de complicações mais graves
DG
Dr. Daniel Giansante Abud - Neuroradiologista intervencionista Atualizado em 12/08/2022

O AVC isquêmico é um grave problema de saúde que requer atendimento médico rápido, com o objetivo de reduzir o risco de fatalidade ou de sequelas. Esse tipo representa 85% dos casos de AVC e acontece devido a uma obstrução ou alteração no fluxo sanguíneo de uma artéria do cérebro.

A obstrução dos vasos sanguíneos cerebrais pode ocorrer por alguns motivos, entre os quais estão a embolia e a trombose. O tratamento imediato diminui os riscos de complicações mais graves e danos cerebrais. Por isso, é tão importante reconhecer sinais e sintomas e saber o que fazer.

Neste blog, o Dr. Daniel Abud, médico coordenador do setor de Neurorradiologia Intervencionista do Hospital Nove de Julho, explica o que é, quais são os sintomas e como é feito o tratamento. Leia mais.

 

O que é AVC isquêmico?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a ocorrência de um déficit neurológico súbito provocado por um problema nos vasos sanguíneos cerebrais. Um de seus tipos é o chamado AVC isquêmico, que acontece pela redução ou obstrução do fluxo de sangue de uma artéria, causando um prejuízo da circulação na área afetada.

Em consequência à obstrução, o oxigênio não consegue chegar até o cérebro, acarretando problemas em seu funcionamento e ocasionando diversos sintomas que surgem de maneira súbita, como paralisia facial (boca torta), perda de força em um dos lados do corpo e dificuldade em falar, por exemplo. Mais à frente, teremos uma lista com mais sintomas.  

As células cerebrais são bastante dependentes do oxigênio e morrem rapidamente após a interrupção da circulação sanguínea, tornando o AVC uma emergência médica. Todos os casos devem ser tratados em hospital o mais rápido possível, seja para evitar o risco de morte ou de sequelas.

O que pode causar o AVC isquêmico?

Em grande parte dos casos, o AVC isquêmico é mais frequente em idosos ou em pessoas com problemas como pressão alta, colesterol elevado ou diabetes; no entanto, pode acometer pessoas em todas as idades.

Além desses fatores, outras condições aumentam o risco do desenvolvimento de uma obstrução arterial e a ocorrência de AVC isquêmico, como histórico de AVC na família, excesso de peso, ser fumante, não fazer atividades físicas.

Quais são os sintomas do AVC isquêmico?

Os principais sintomas do AVC isquêmico são:

  • Boca torta;
  • Rosto assimétrico;
  • Perda de força em um dos lados do corpo;
  • Dificuldade para falar ou sorrir;
  • Dificuldade para levantar os braços;
  • Dificuldade para caminhar.

Além disso, outros sintomas podem surgir, como alterações da visão, formigamento, desmaio, dor de cabeça e vômitos.

O que fazer em caso de sintomas de AVC?

A ação rápida e o atendimento especializado ao primeiro sintoma de Acidente Vascular Cerebral – AVC são fundamentais para reduzir o risco de fatalidade ou de sequelas.  O Hospital Nove de Julho conta com pronto-socorro com neurologistas que atende 24h, todos os dias da semana.

Tratamento

O AVC isquêmico é tratado em ambiente hospitalar. Após avaliação clínica e dos exames de imagem, pode ser indicada a injeção de remédios trombolíticos, que visam dissolver e eliminar o coágulo que está provocando a obstrução do vaso. Em alguns casos, principalmente quando o coágulo é muito grande, pode ser feita uma trombectomia mecânica, que é a inserção de um pequeno cateter em uma das artérias da virilha ou do braço, sendo conduzido até o vaso do cérebro onde está localizado o coágulo para que ele seja retirado.

Nos casos em que o AVC é causado apenas pelo estreitamento de um vaso, pode ser colocado um cateter para a aplicação de um stent no local, que permite a passagem do sangue, na chamada angioplastia. Depois do tratamento aplicado, o paciente fica em observação e o médico avalia se há sequelas, podendo ainda indicar reabilitação, caso necessária, como sessões de fonoaudiologia e fisioterapia.

Quais podem ser as sequelas do AVC isquêmico?

Entre as principais sequelas que o AVC isquêmico pode causar estão:

 

  • Dificuldade para movimentação do corpo;
  • Mudanças no rosto;
  • Dificuldade para falar;
  • Alterações visuais;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Confusão e perda de memória;
  • Depressão.

Qual é a diferença entre AVC isquêmico e Ataque isquêmico transitório (AIT)?

Conforme explica o Dr. Daniel Abud “como o próprio nome sugere, o AIT é uma condição temporária e que costuma durar poucos minutos ou algumas horas. Na maioria das vezes, o paciente está vivenciando a sua rotina quando, de repente, começa a apresentar alguns sintomas, como alteração da sensibilidade de um lado do corpo, alteração da visão, tontura ou dificuldade para falar – os mesmos sintomas de quem tem um AVC. Esses sintomas acontecem devido a um bloqueio ou entupimento temporário de um vaso sanguíneo no cérebro, fazendo com que uma parte do órgão fique sem o oxigênio necessário".

Pode-se dizer que o Ataque Isquêmico Transitório e o Acidente Vascular Cerebral isquêmico são causados pelo mesmo motivo. A diferença é que o AIT é revertido espontaneamente em até algumas horas e o AVC é mais grave, podendo causar sequelas permanentes.

“O grande problema é que, após ser acometido pelo AIT, são grandes as chances de o paciente vir a sofrer um AVC. Por isso, é importante reforçar que não se deve aguardar o desaparecimento dos sintomas e sim buscar por atendimento médico imediatamente", explica.

Neurorradiologia Intervencionista

Essa é uma das especialidades do Hospital Nove de Julho que junta a neurologia e a radiologia para o diagnóstico e tratamento de problemas no sistema nervoso, cabeça e pescoço por meio de procedimentos minimamente invasivos. Para isso, contamos com equipe especializada para urgência e emergências no Pronto-Socorro. Além de equipe experiente e com ampla atuação em pesquisas científicas, sala de hemodinâmica, atendimento ambulatorial completo e médicos titulados pela SBNR e Sobrice.

A estrutura está disponível para o tratamento de Aneurisma Cerebral, AVC Isquêmico, Estenose Carotídea, Malformação Arteriovenosa Cerebral, Fístula Arteriovenosa, entre outras patologias.

Para agendamentos, ligue para (11) 3147-9785

Escrito por
DG

Dr. Daniel Giansante Abud

Neuroradiologista intervencionista
Escrito por
DG

Dr. Daniel Giansante Abud

Neuroradiologista intervencionista