Logon
Blog

AVC isquêmico: entenda o que é, sintomas, causas e tratamento

O tratamento imediato diminui os riscos de complicações mais graves

​​​​​​​​​​​​​​

O AVC isquêmico é um grave problema de saúde que requer atendimento médico rápido, com o objetivo de reduzir o risco de fatalidade ou de sequelas. Esse tipo representa 85% dos casos de AVC e acontece devido a uma obstrução ou alteração no fluxo sanguíneo de uma artéria do cérebro.

​A obstrução dos vasos sanguíneos cerebrais pode ocorrer por alguns motivos, entre os quais estão a embolia e a trombose. O tratamento imediato diminui os riscos de complicações mais graves e danos cerebrais. Por isso, é tão importante reconhecer sinais e sintomas e saber o que fazer.

Neste blog, o Dr. Daniel Abud, médico coordenador do setor de Neurorradiologia Intervencionista do Hospital Nove de Julho, explica o que é, quais são os sintomas e como é feito o tratamento. Leia mais.

 

​O que é AVC isquêmico?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC​) é a ocorrência de um déficit neurológico súbito provocado por um problema nos vasos sanguíneos cerebrais. Um de seus tipos é o chamado AVC isquêmico, que acontece pela redução ou obstrução do fluxo de sangue de uma artéria, causando um prejuízo da circulação na área afetada.

Em consequência à obstrução, o oxigênio não consegue chegar até o cérebro, acarretando problemas em seu funcionamento e ocasionando diversos sintomas que surgem de maneira súbita, como paralisia facial (boca torta), perda de força em um dos lados do corpo e dificuldade em falar, por exemplo. Mais à frente, teremos uma lista com mais sintomas.  

As células cerebrais são bastante dependentes do oxigênio e morrem rapidamente após a interrupção da circulação sanguínea, tornando o AVC uma emergência médica. Todos os casos devem ser tratados em hospital o mais rápido possível, seja para evitar o risco de morte ou de sequelas. ​​




O que ​​​​​pode causar o AVC isquêmico? 

Em grande parte dos casos, o AVC isquêmico é mais frequente em idosos ou em pessoas com problemas como pressão alta, colesterol elevado ou diabetes; no entanto, pode acometer pessoas em todas as idades.

Além desses fatores, out​ras condições aumentam o risco do desenvolvimento de uma obstrução arterial e a ocorrência de AVC isquêmico, como histórico de AVC na família, excesso de peso, ser fumante, não fazer atividades físicas.

 

​​

Quais são os ​​sintomas do AVC isquêmico?

Os principais sintomas do AVC isquêmico são:

  • Boca torta;
  • Rosto assimétrico;
  • Perda de força em um dos lados do corpo;
  • Dificuldade para falar ou sorrir;
  • Dificuldade para levantar os braços;
  • Dificuldade para caminhar.

Além disso, outros sintomas podem surgir, como alterações da visão, formigamento, desmaio, dor de cabeça e vômitos.

 O que fa​zer em caso de sintomas de AVC?​


A ação rápida e o atendimento especializado ao primeiro sintoma de Acidente Vascular Cerebral – AVC são fundamentais para reduzir o risco de fatalidade ou de sequelas.  O Hospital Nove de Julho conta com pronto-socorro com neurologistas que atende 24h, todos os dias da semana.​

Trat​​​amento

​O AVC isquêmico é tratado em ambiente hospitalar. Após avaliação clínica e dos exames de imagem, pode ser indicada a injeção de remédios trombolíticos, que visam dissolver e eliminar o coágulo que está provocando a obstrução do vaso. Em alguns casos, principalmente quando o coágulo é muito grande, pode ser feita uma trombectomia mecânica, que é a inserção de um pequeno cateter em uma das artérias da virilha ou do braço, sendo conduzido até o vaso do cérebro onde está localizado o coágulo para que ele seja retirado.​

Nos casos em que o AVC é causado apenas pelo estreitamento de um vaso, pode ser colocado um cateter para a aplicação de um stent no local, que permite a passagem do sangue, na chamada angioplastia. Depois do tratamento aplicado, o paciente fica em observação e o médico avalia se há sequelas, podendo ainda indicar reabilitação, caso necessária, como sessões de fonoaudiologia e fisioterapia.


Quai​​s podem ser as sequelas do AVC isquêmico?

Entre as principais sequelas que o AVC isquêmico pode causar estão:

 

  • Dificuldade para movimentação do corpo;
  • Mudanças no rosto;
  • Dificuldade para falar;
  • Alterações visuais;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Confusão e perda de memória;
  • Depressão.


Qual é a diferença en​​tre AVC isquêmico e Ataque isquêmico transitório (AIT)?

Conforme explica o Dr. Daniel Abud “como o próprio nome sugere, o AIT é uma condição temporária e que costuma durar poucos minutos ou algumas horas. Na maioria das vezes, o paciente está vivenciando a sua rotina quando, de repente, começa a apresentar alguns sintomas, como alteração da sensibilidade de um lado do corpo, alteração da visão, tontura ou dificuldade para falar – os mesmos sintomas de quem tem um AVC. Esses sintomas acontecem devido a um bloqueio ou entupimento temporário de um vaso sanguíneo no cérebro, fazendo com que uma parte do órgão fique sem o oxigênio necessário".

Pode-se dizer que o Ataque Isquêmico Transitório e o Acidente Vascular Cerebral isquêmico são causados pelo mesmo motivo. A diferença é que o AIT é revertido espontaneamente em até algumas horas e o AVC é mais grave, podendo causar sequelas permanentes.

“O grande problema é que, após ser acometido pelo AIT, são grandes as chances de o paciente vir a sofrer um AVC. Por isso, é importante reforçar que não se deve aguardar o desaparecimento dos sintomas e sim buscar por atendimento médico imediatamente", explica.

 

Neurorradiologia Interv​​​encionista

Essa é uma das especialidades do Hospital Nove de Julho que junta a neurologia e a radiologia para o diagnóstico e tratamento de problemas no sistema nervoso, cabeça e pescoço por meio de procedimentos minimamente invasivos. Para isso, contamos com equipe especializada para urgência e emergências no Pronto-Socorro. Além de equipe experiente e com ampla atuação em pesquisas científicas, sala de hemodinâmica, atendimento ambulatorial completo e médicos titulados pela SBNR e Sobrice.

A estrutura está disponível para o tratamento de Aneurisma Cerebral, AVC Isquêmico, Estenose Carotídea, Malformação Arteriovenosa Cerebral, Fístula Arteriovenosa, entre outras patologias.

 

Para agendamentos, ligue para (11) 3147-9785​​​


​​ Agendamento​

Veja mais