Logon
Blog

Asma: é possível viver com qualidade de vida

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​A asma é uma doença alérgica que se caracteriza por uma inflamação crônica das vias aéreas. A patologia é causada por fatores genéticos, mas não necessariamente é transmitida hereditariamente. Pais asmáticos têm mais chances de gerar filhos com a enfermidade, porém uma criança pode nascer com asma mesmo que não haja histórico da doença na família.

Embora não tenha cura conhecida, é possível ter boa qualidade de vida quando se realiza o controle adequado.

​"A enfermidade leva o paciente a sentir falta de ar, cansaço, aperto e chiado no peito", diz a alergista e imunologista do Hospital 9 de Julho, Paula Meireles. De acordo com a também alergista e imunologista do hospital, Aline Moreira, os sintomas ocorrem principalmente pela manhã e à noite. Eles são reversíveis espontaneamente ou com tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos e medidas para afastar o paciente dos fatores que para ele desencadeiam as crises.

"A asma afeta de 4 a 10% da população mundial e é uma das principais causas de internações de crianças de até 6 anos de idade", diz a médica.

Vários fatores podem levar a episódios de asma. Entre eles estão o contato com agentes alergênicos como poeira, ácaros, pelos de animais e pólen. As crises também podem se manifestar como decorrência de infecções respiratórias virais como gripes. Para alguns pacientes asmáticos, a fumaça  de cigarro, a poluição do ar, e alguns aerossóis também são fatores desencadeantes dos sintomas, assim como variações climáticas bruscas. Em outros casos, a patologia surge após a utilização de determinados tipos de medicamentos ou mesmo por distúrbios de origem emocional.​


​​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​


Leia Mais:

Coceira no nariz pode ser sinal de rinite alérgica 

Conheça a bactéria do ar condicionado (e saiba como evitar a Legionelose)

Como amenizar doenças respiratórias

​​ Agendamento​

Veja mais