Logo

Cuide-se

3 minutos de leitura

Artrite reumatoide: entenda o problema que afeta as articulações

Doença autoimune crônica causa dor, rigidez e inchaço, provocando impactos na qualidade de vida
MO
Dra. Mariana Ortega Perez - Reumatologista Atualizado em 26/03/2024

Artrite reumatoide é uma condição inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações. É uma doença autoimune que provoca dor, inchaço e rigidez nas articulações e, se não for tratada adequadamente, pode causar deformações articulares, além de afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.  

O que é artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que ocorre por uma desregulação do sistema imune, levando à inflamação das articulações. A artrite reumatoide acomete especialmente mulheres na faixa dos 30 aos 50 anos, contudo, homens e idosos também podem ser acometidos pela doença.  

Particularmente crianças e adolescentes com menos de 16 anos podem apresentar a forma juvenil da doença, a qual chamamos de artrite idiopática juvenil. 

Quais são as causas da artrite reumatoide?

As causas exatas da artrite reumatoide ainda não são completamente compreendidas, mas sabe-se que a doença é uma condição multifatorial. A predisposição genética ao problema, associada aos “triggers", gatilhos ambientais como tabagismo, infecções e periodontites, podem desencadear o quadro. 

Quais são os sintomas de artrite reumatoide?

A artrite reumatoide causa dor (as chamadas “dores reumáticas"), inchaço e rigidez nas articulações, especialmente das mãos, punhos, pés, joelhos e tornozelos.  

Além disso, os pacientes podem apresentar sintomas constitucionais como fadiga e perda de peso. Mais raramente, a artrite reumatoide pode levar a acometimentos extra-articulares, como inflamação nos pulmões, coração e olhos. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da artrite reumatoide envolve analisar a história clínica do paciente, o exame físico das articulações e a presença de exames laboratoriais e de imagem.  

Dentre os exames laboratoriais, alguns pacientes podem apresentar provas inflamatórias elevadas no sangue, que chamamos de VHS (velocidade de hemossedimentação) e PCR (proteína C reativa). Há pacientes que podem apresentar também marcadores positivos, como o fator reumatoide e o anti-CCP.  

Importante lembrar que os resultados dos exames de sangue podem ser normais e, mesmo assim, não afastarem o diagnóstico da doença. Entre os exames de imagem, o ultrassom e a ressonância magnética são exames que auxiliam no mapeamento das inflamações nas articulações. 

Artrite reumatoide é grave?

A artrite reumatoide é uma doença crônica, que necessita de tratamento contínuo. Se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode levar a deformidades articulares, dor crônica e incapacidade. 

Felizmente, com o tratamento adequado, a maioria dos pacientes consegue controlar a doença (remissão) e ter uma boa qualidade de vida.  

Artrite reumatoide tem cura?

Não, atualmente, não existe cura para a artrite reumatoide. No entanto, o tratamento adequado pode ajudar a controlar os sintomas, reduzir a inflamação e retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente.  

Como é feito o tratamento?

O tratamento da artrite reumatoide é multidisciplinar e geralmente inclui: 

  • Medicamentos: servem para “resgatar" o paciente durante uma crise, como os anti-inflamatórios e os glicocorticoides; ou para fazer a manutenção e controle da doença, como os imunossupressores e imunobiológicos.  
  • Fisioterapia: a fisioterapia pode ajudar a melhorar a força, flexibilidade e amplitude de movimento das articulações. 
  • Terapia ocupacional: a terapia ocupacional pode ajudar os pacientes a realizar as atividades diárias com mais independência.  

Autocuidados: o que piora a artrite reumatoide?

Fatores como estresse, sedentarismo e uma dieta pouco equilibrada podem piorar os sintomas da artrite reumatoide. Por isso, é importante adotar hábitos de vida saudáveis, como praticar atividade física regularmente, manter um peso saudável e evitar o tabagismo – que está fortemente ligado ao desenvolvimento da doença -- para ajudar a controlar a doença.  

Qual médico procurar?

Quando os primeiros sintomas surgem, é muito comum que as pessoas busquem inicialmente a ajuda de um ortopedista. No entanto, para o diagnóstico e tratamento da artrite reumatoide, o especialista a ser consultado é o reumatologista. Ele é especialista em reumatologia, a especialidade da medicina que trata doenças autoimunes e inflamatórias que afetam as articulações.  

Como é o atendimento no Hospital Nove de Julho?

O atendimento no Hospital Nove de Julho conta com uma estrutura completa para consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de um corpo clínico altamente capacitado, com médicos reumatologistas prontos para acolher e orientar os indivíduos portadores de artrite reumatoide em todas as etapas de seu tratamento.

Escrito por
MO

Dra. Mariana Ortega Perez

Reumatologista
Escrito por
MO

Dra. Mariana Ortega Perez

Reumatologista