Logon
Blog

Arteriosclerose: sintomas, causas e qual especialista procurar

A arteriosclerose é uma das principais causas de morte no ocidente, entenda o que é

​​Agendar Consulta​
​​

A arteriosclerose é caracterizada pelo espessamento e endurecimento da parede arterial. Isso acontece de forma gradual e é provocado, normalmente, pelo acúmulo de placas de gordura, as chamadas ateromas. Elas afetam a elasticidade devido ao enrijecimento que provoca e também diminui a espessura das artérias.

Assim, a arteriosclerose, ou o endurecimento, chamado de esclerose, das artérias, é o nome usado para diversas doenças que podem fazer com que a artéria fique mais espessa e menos elástica. O principal tipo de doença das artérias é a chamada aterosclerose, provocada pelo acúmulo de placas de colesterol e cálcio nas paredes arteriais.

Portanto, há uma diferença entre a aterosclerose e arteriosclerose, apesar de terem nome muito parecidos. A aterosclerose, então, é quando há o acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias. Já a arteriosclerose é a perda de elasticidade e aumento da espessura dessas artérias.

Nesse blog, falaremos da arteriosclerose, e quem explica o tema é a Dra. Camila Talita Machado Barbosa, cardiologista do Hospital Nove de Julho. Ela detalha o que é a arteriosclerose, os sintomas, os fatores de risco, causa e tratamento. Saiba mais!


O que é arteriosclerose?

A arteriosclerose é o nome que se dá ao endurecimento e o espessamento das chamadas arteríolas, ou seja, pequenas artérias. Isso acontece sobretudo com camadas internas e intermediárias dessas estruturas. Assim, elas engrossam e ficam mais estreitas. Em consequência, os órgãos que necessitam dessas artérias não conseguem receber de forma adequada o sangue. Essa é uma condição que afeta, em maior parte, quem tem diabetes ou hipertensão.  


Qual é a função das artérias no nosso organismo?

A função das artérias no organismo é a de transportar o sangue com oxigênio que vem dos pulmões para todo o corpo. Por isso, essas estruturas similares a tubos, quando sofrem qualquer tipo de obstrução, parcial ou total, prejudicará a chegada de oxigênio e provocará morte de células.

Conforme explica a Dra. Camila Talita Machado Barbosa “a principal causa para que essa obstrução aconteça é o colesterol alto no sangue que acumula gordura nas paredes das artérias, e causa a chamada aterosclerose. Tanto a arteriosclerose como a aterosclerose são doenças causadas pelo acúmulo de colesterol ruim".


Quais são os primeiros sintomas da arteriosclerose?

O principal sintoma da arteriosclerose é a angina, ou seja, uma dor ou desconforto no peito que acontece quando o coração não recebe oxigênio de forma correta. Além disso, outros sintomas também podem surgir, tais como:

  • dor nos braços, ombros, mandíbula, pescoço e costas;
  • dor que piora depois de atividades físicas;
  • dor depois de momentos estressantes;
  • falta de fôlego;
  • arritmias.


Quais são os fatores de risco?

A arteriosclerose acontece com maior incidência em pessoas com os seguintes fatores de risco:

  • idade entre 50 e 70 anos;
  • homens;
  • altos índices de gordura no sangue;
  • tabagismo;
  • hipertensão;
  • sedentarismo;
  • predisposição genética.


Como é o diagnóstico?

O diagnóstico da arteriosclerose é realizado por um médico cardiologista, após análise de exames como a angiotomografia e o cateterismo. Outros exames também podem contribuir para o diagnóstico como o teste de esforço, o eletrocardiograma, o ecocardiograma e a cintilografia miocárdica. Além disso, os exames laboratoriais são capazes de informar a quantidade de colesterol e açúcar no sangue.


Como funciona o tratamento da arteriosclerose?

O tratamento para arteriosclerose irá depender da avaliação médica de acordo com cada caso, no entanto, em maior parte dos casos inclui mudanças no estilo de vida, indicação de tipos específicos de medicamentos, e até mesmo cirurgia.

​​​​​

Cardiologia Hospital Nove de Julho

O Hospital Nove de Julho conta com o Centro Médico que oferece diariamente consultas com cardiologistas que atendem as mais diversas patologias.

Os médicos especialistas contam com tecnologia avançada para diagnósticos precisos, além de prestarem um atendimento humanizado e acolhedor. Um dos diferenciais são as subespecialidades em Insuficiência Cardíaca, Fibrilação Atrial, Hipertensão Arterial, Síndrome Coronariana Aguda, entre outros. Além disso, o pronto-socorro do hospital possui equipes de cardiologistas qualificadas e experientes, 24 horas por dia, para o atendimento de emergências e urgências.


​​Agendar Consulta​​

​ 


​​ Agendamento​

Veja mais