Logon
Blog

Ar seco provoca cansaço?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Sim. É que nesta época do ano, com o clima mais seco, dor de cabeça, irritação na garganta e olhos e até cansaço são sintomas provocados pela baixa umidade do ar. ​​ Estes podem ser sinais da rinite alérgica, ​inflamação da mucosa do nariz que ocorre quando a pessoa entra em contato com determinadas substâncias como poeira, ácaros, pelos de animais ou insetos, entre outros.

A mucosa do nariz é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Também tem a função de impedir que agentes agressores ao organismo cheguem aos pulmões. Quando entra em contato com substâncias que podem ser nocivas, o organismo desencadeia respostas imunológicas para barrá-las. No caso dos pacientes com rinite alérgica, a mucosa do nariz responde de maneira exac​erbada a algumas substâncias específicas, isso gera crises de obstrução nasal, espirros, coceira e coriza. ​

Há casos em que a rinite alérgica começa a se manifestar somente na vida adulta, quando o paciente se torna alérgico a uma determinada substância. Porém há pessoas que têm a doença desde a infância.

​Como saber se tem a doença

Para diagnosticar a patologia é necessária avaliação clínica e de histórico do paciente. O médico pode solicitar também exames complementares como nasofibrolaringoscopia, exames de imunidade e de imagem, para saber se é realmente rinite alérgica ou outra enfermidade distinta.

"A diferença entre a rinite e a gripe ou resfriado, por exemplo, é que a primeira não provoca dores musculares e de cabeça, tampouco febre ou indisposições", afirma o otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho Paulo Saraceni Neto.

O tratamento da rinite alérgica pode incluir a recomendação de medidas de higiene, mudanças no ambiente que o paciente frequenta a fim de evitar o contato com agentes alergênicos, além de terapia medicamentosa ou imunológica.

Além da rinite do tipo alérgica há também outras formas de rinite. Dentre elas podemos citar a rinite irritativa devido a poluição, cigarro e produtos químicos; a rinite aguda viral, que é o resfriado típico; e a rinite atrófica, que causa ressecamento e excesso de crostas no nariz.​


​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​


​​ Agendamento​

Veja mais