Logon
Blog

Aprenda a cuidar corretamente da pele neste verão

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Para muitas pessoas, estamos entrando na estação mais especial do ano! A combinação de dias ensolarados, brisa no rosto e roupas mais confortáveis e frescas realmente parece trazer mais ânimo para enfrentar o dia a dia, não é mesmo? Mas é preciso adotar alguns cuidados com a pele no verão para evitar desdobramentos indesejados.

"O verão é a época do ano em que os índices de radiação ultravioleta (UV) são mais intensos, além de haver uma exposição maior ao sol, por causa do período de férias, com mais opções de lazer ao ar livre. Por isso, a proteção solar e os cuidados com a pele devem ser ainda mais rigorosos e frequentes", salienta a Dra. Caroline Semerdjian, dermatologista do Hospital 9 de Julho.

Afinal, o verão faz mal para a pele?
De fato, o clima mais quente faz com que ocorra maior perda de água do corpo, o que pode levar à desidratação e à perda de elasticidade da pele. Na maior parte dos casos, isso resulta em irritação, vermelhidão e ressecamento. Além disso, tanto a exposição aos raios ultravioleta quanto ao ar condicionado, utilizado para nos refrescarmos durante esse período, podem deixar a pele ainda mais sensível do que o normal.

O calor e a umidade do verão também aumentam a quantidade de suor e óleo existentes na pele, além de causarem uma produção mais rápida de células da epiderme. Esse excesso de oleosidade, juntamente com as células mortas que restaram do processo em questão, ficam presos dentro dos poros e podem formar manchas indesejadas. Outro ponto importante é o fato de algumas bactérias e detritos poderem se acumular mais facilmente, causando erupções cutâneas, como a acne. Mas calma! Nem tudo é motivo para preocupação. Existem maneiras de controlar cada um desses fatores quando as temperaturas começam a subir.

Como manter-se devidamente hidratada
O primeiro passo não poderia ser mais óbvio: beba bastante água para ficar hidratada o dia todo! Que tal levar consigo uma garrafa de água para onde quer que você vá? Esse tipo de cuidado é essencial para manter os níveis de hidratação da pele no verão, eliminar as toxinas do corpo e garantir uma sensação de frescor durante os dias quentes.

Se o hidratante corporal ainda não faz parte da sua rotina, é hora de adotá-lo. Escolha um produto leve, de fácil absorção, refrescante e que não seja excessivamente viscoso ou gorduroso. Opções que contêm ingredientes como vitamina C e ácido hialurônico, por exemplo, podem dar aquela ajudinha extra para a sua pele. Ah, e não deixe de hidratar os pés. Afinal, agora eles provavelmente ficarão expostos durante a maior parte do tempo, então, vão necessitar de atenção especial.

Proteja-se dos raios UV
"Hoje em dia, a grande variedade de filtros solares disponíveis permite o fácil acesso a públicos de todas as classes e preferências. Não há desculpa para não usar! Escolha um produto que você consiga utilizar corretamente (que caiba no seu orçamento) e na quantidade adequada (duas colheres de chá para a cabeça, a face e o pescoço). O melhor protetor solar é aquele que você usa de forma adequada e todos os dias", reitera a Dra. Caroline.

A especialista destaca que é recomendado investir, no mínimo, no FPS 30. Além disso, o protetor solar deve ser reaplicado a cada quatro horas na rotina normal e a cada duas horas na praia, na piscina ou durante a prática de esportes ao ar livre. "Chapéus, bonés e óculos escuros devem ser associados ao uso de filtro solar para aumentar a proteção", complementa a dermatologista do H9J.

Cuidados especiais com o rosto

Cuidados com o rosto no verão podem fazer toda a diferença para manter a pele ainda mais bonita, radiante e saudável! Confira nossas principais dicas:

lave o rosto com um sabonete apropriado para cada tipo de pele várias vezes ao dia;

evite molhar o rosto com água quente, que causa desidratação – a água fria mantém os poros da pele desobstruídos e evita acne, além de ser refrescante;

passe protetor solar e hidratante facial diariamente – escolha opções sem óleo;

faça uma esfoliação uma ou duas vezes na semana, removendo os restos de pele opacos e as células mortas, que podem congestionar os poros;

use o mínimo de maquiagem possível – de preferência nenhuma – para que a pele respire adequadamente nos dias quentes e úmidos;

evite alimentos açucarados e com alto índice glicêmico, que podem fazer com que os níveis de insulina aumentem e a pele produza oleosidade em excesso;

consuma alimentos antioxidantes como frutas cítricas, vegetais verdes e folhosos, chá verde, nozes e grãos inteiros para estimular a produção de colágeno, eliminar os radicais livres prejudiciais e evitar danos à pele.


Aproveite o verão, mas coloque a saúde em primeiro lugar.​

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​


​​ Agendamento​

Veja mais