Logon
Pacientes e Visitantes

Onco-hematologia

São 31 leitos preparados para oferecer o melhor tratamento aos pacientes oncológicos

​​​A Oncologia do Hospital Nove de Julho conta com duas unidades de Onco-hematologia, adulta e pediátrica, exclusivas e preparadas para oferecer o melhor tratamento aos pacientes oncológicos que apresentam doenças relacionadas ao sangue ou órgãos hematopoiéticos, inclusive os que necessitam de Transplante de Medula Óssea (TMO). 

Com conceito inovador baseado nas boas práticas internacionais, as Unidades contam com sistema de tratamento de água inédito no País, garantindo a qualidade da água para o paciente com imunodeficiência. Com 31 leitos, todos com filtro HEPA (high efficiency particulate air filter) com pressão positiva para remoção física de partículas para filtragem do ar, além de dois apartamentos para isolamento respiratório com pressão positiva e negativa.

Com equipe multiprofissional qualificada e especializada, contando com médicos onco-hematologistas, onco-hematologistas pediátricos e cirurgiões, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, a Onco-Hematologia do Nove de Julho está habilitada a atender pacientes diagnosticados com linfomas, leucemia mieloide aguda, leucemia linfocítica aguda, leucemia mieloide crônica crônica, leucemia linfocítica crônica, Doença de Hodgkin​, mieloma múltiplo entre outras.

Ações de humanização

Em geral, pacientes que realizam o procedimento de transplante de medula óssea podem permanecer internados por longos períodos, o que pode aumentar o estresse comum em internações. Por isso, o Nove de Julho busca proporcionar um ambiente acolhedor, promovendo ações de humanização para o bem-estar do paciente e acompanhante, transmitindo uma experiência segura e eficiente com empatia. Confira as ações de humanização:

  • Wish day - Consiste em levar aos pacientes uma experiência gastronômica surpresa, durante seu período de internação. Com a ajuda de familiares e acompanhantes, a equipe de nutrição descobre o prato preferido do paciente e o Chef de cozinha o prepara da mesma forma como seria preparado em casa, respeitando eventuais restrições alimentares. O paciente é servido pessoalmente.
  • ​​​Gameterapia - Com o objetivo de aliar entretenimento, com uma forma lúdica de praticar exercícios de fisioterapia, o hospital disponibiliza um painel com videogame na Onco-hematologia pediátrica. A "gameterapia" é usada durante as sessões de fisioterapia para estimular os movimentos do paciente, a coordenação motora e agilidade, além de garantir um momento de descontração e interação entre os pacientes e equipes assistenciais. 
  • Apaga a Dor - Apaga a Dor é um projeto de música no hospital, que visa contribuir para humanização e recuperação dos pacientes internados, tendo em vista que ela acalma, anima e compõe uma trilha de sentimentos e emoções, fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas. Uma equipe de profissionais do hospital leva música aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Onco-hematologia.
  • Comemorações em datas especiais - Estar em tratamento de saúde não pode ser sinônimo de paralisação da própria vida.  Por isso, são realizados eventos para celebração de datas como casamentos, aniversário, páscoa, dia das crianças etc., para que os pacientes e seus familiares sintam-se acolhidos. Além de, realizar ações individualizadas de desejos pessoais para um atendimento totalmente exclusivo. 
  • Bolão e Festa da "Pega da Medula" - O paciente vê no Transplante de Medula Óssea (TMO) a possibilidade de cura e de ter a sua vida de volta. Para ressaltar a importância do procedimento e da "pega medular" quando o transplante dá certo, o H9J faz o "Bolão da Pega" onde a equipe assistencial, o paciente e os familiares apostam qual será o dia em que a pega acontecerá. Quando isso realmente acontece, é realizada uma Festa em Comemoração ao Renascimento do Paciente que, a partir daquele momento, terá uma segunda data de aniversário para comemorar. 

​Para saber mais sobre o Transplante de Medula Óssea, clique no botão abaixo:

​​Transplante de Medula Óssea​

Equipe médica

  • Dr. Celso Arrais: hematologista - regional SP. Residência em Hematologia e Hemoterapia pela UNIFESP. Doutorado em Hematologia pela UNIFESP. Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VII. Professor Adjunto da Disciplina de Hematologia da UNIFESP​​.​​
  • Dra. Maria Cristina Martins de Almeida Macedo: doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo. Foi responsável técnica pela Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo HC-FMUSP..
  • Dr. Roberto Luiz da Silva: clínica Médica e concentração em Hematologia-Hemoterapia. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (concentração em Hematologia-2005).
  • Dra. Carmen Laura Sejas Soliz: médica Oncohematopediatra pela USP. Residência em TMO realizados em crianças e adolescentes. Oncologia Pediátrica pela Universidade Federal do Paraná . Instituto Português de Lisboa. Especialização - Residência médica. Onco - Hematologia Pediátrica. Universidade de São Paulo - HC FMUSP - ICR – ITACI.
  • Dr. Lauro Augusto Caetano Leite: residência médica em Hematologia e Hemoterapia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2019). Graduação em Medicina pela Faculdade Brasileira – Vitória ES (2013) e residência médica em Clínica Médica pelo Hospital César Leite – MG (2016). Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). 
  • Dr. Pedro Amoedo Fernandes: residência médica em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da USP. Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de MG. Especialista em Transplante de células-tronco hematopoiéticas pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (ABHH/SBTMO).
  • Dra. Roberta Shcolnik Szor:  possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade de São Paulo e Título de especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular e Associação Médica Brasileira .
  • Dr. Pedro Moraes:  especialista em Clinica medica e Hematologia pela USP-RP. Especialista em Oncohematologia e Transplante de Medula Óssea pelo Hospital Sírio Libanês. Médico do Transplante de Medula Óssea -UNIFESP/EP.
  • Dr. Vinicius Campos de Molla:  residência em Hematologia pela USP-RP. Residência em Oncohematologia e Transplante de Medula Óssea pelo Hospital Sírio Libanês. Médico do Transplante de Medula Óssea -UNIFESP/EP. Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo.​


​​​​​​Agende sua consulta​   ​​Centro de Oncologia​