Logon
Pacientes e Visitantes

Fisiatria

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​​Também conhecida como Medicina Física e de Reabilitação, a Fisiatria é a especialidade médica focada no diagnóstico e tratamento de alterações funcionais dos pacientes. Há patologias e condições de ordem física, psíquica ou sensorial, que podem causar prejuízo à autonomia do paciente para atividades diárias e profissionais, gerando limitação em longo prazo..

No H9J a Fisiatria atua na avaliação e tratamento de paciente com enfermidades ortopédicas (dor na coluna, dor articular) e neurológicas (sequelas de Acidente Vascular Cerebral, lesão medular). O objetivo da Fisiatria é promover a reabilitação do paciente. 

Diferença entre Fisiatria e Fisioterapia 

O fisiatra é um médico e tem a responsabilidade de gerenciar o tratamento do indivíduo de maneira a medicar, solicitar exames e prescrever tratamentos específicos (dentre eles, a Fisioterapia). O Fisiatra também está habilitado para realizar procedimentos médicos (como infiltrações e bloqueios neuromusculares), além de orientar o tratamento multidisciplinar composto por fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros. Dessa forma, o tratamento se torna mais integrado e eficiente.

"Importante ressaltar que o Fisiatra não trata doenças em específico, mas condições que levem a uma incapacidade funcional, sempre apoiado pela equipe multidisciplinar. Por exemplo, no caso de uma Lombalgia por hérnia de disco, com necessidade de cirurgia, o tratamento curativo para esta condição é a cirurgia. Mas o que vai restaurar no indivíduo o seu potencial físico é o processo de Reabilitação antes e após a cirurgia, desenvolvido pela equipe multidisciplinar", afirma Tamira.

Agendamento Online​


Veja outros temas

Bursite

Reabilitação para sequela de AVC 

Tendinite