Logon
Pacientes e Visitantes

Doença Inflamatória Intestinal

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​O que são doenças inflamatórias intestinais? 
São doenças crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas. As principais são Doença de CrohnRetocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas. 

Quais os principais sintomas? 
Nas formas mais leves, a pessoa pode sentir dores abdominais e alteração do hábito intestinal como diarreia ou constipação. Nas formas mais graves,  dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza, aftas etc. 

Quem tem mais disposição a ter essas doenças? 
 Acredita-se que elas atinjam mais indivíduos geneticamente predispostos que adotam no estilo de vida ​o uso de medicamentos que transformam a imunidade e modificam a flora intestinal. 

Essas doenças acometem mais jovens ou idosos? 
As doenças costumam acometer mais pacientes jovens, em fase ativa, principalmente a partir dos 30 ou 40 anos, mas também ocorrem em crianças e idosos. 

Quais exames são usados para diagnosticar as doenças?
Existem diversas formas, dependendo dos sintomas e da avaliação do médico. Exames como endoscopia digestiva alta e colonoscopia, de sangue e fezes, tomografia ou ressonância magnética do abdome podem ser necessários. 

Como é o tratamento? 
Com medicamentos para reduzir a inflamação e a resposta imunológica. Alguns são utilizados quando os sintomas estão mais intensos e, outros, por tempo indeterminado para impedir que a doença volte. Medicamentos imunobiológicos,  aplicados em forma de injeções com intervalos regulares, também podem ser indicados.  ​A cirurgia de retirada de partes doentes do intestino pode ser uma opção, quando os medicamentos não surtem os resultados esperados ou quando há alguma complicação. 

Agendamento Online​


Veja outros temas
Dieta laxativa​​
Dieta para intestino solto