Plasma de Argônio
O que é?
Entenda sobre o que é esse exameÉ um procedimento endoscópico usado para sangramentos, cauterização de lesões e tumores. Também é aplicado para estreitar a emenda entre o estômago e o intestino (anastomose) realizada na cirurgia bariátrica, para evitar o reganho de peso que pode ocorrer após alguns anos do procedimento devido ao alargamento da anastomose.
Vantagens
Entenda as vantagens desse exameÉ considerado um procedimento seguro, rápido, com baixo índice de complicações e eficaz na maioria das vezes quando o objetivo é estreitar a anastomose.
Como é feito o procedimento?
Entenda como o exame é realizadoPor endoscopia, sem anestesia geral, no qual o endoscopista passa um cateter por dentro do endoscópico, indo até a região a ser aplicada. É disparada uma corrente elétrica simultânea ao gás argônio. Quando ambos se encontram na ponta do cateter, próximo à mucosa, formam um plasma de coagulação que cauteriza o tecido aplicado.
Tratamento da obesidade
Entenda como o exame auxiliaNo tratamento da obesidade, está indicado para pacientes que realizaram a cirurgia de Bypass e que após 2 anos ou mais de cirurgia, tenham reganho de peso.
Antes do plasma de argônio
Saiba como é o pré exameNormalmente o médico solicita uma endoscopia para avaliar se o paciente é candidato ao procedimento dependendo do diâmetro da anastomose.
O que o paciente precisa fazer após o procedimento?
Entenda qual o pós exameÉ necessário seguir uma dieta de pelo menos 20 dias, muito parecida com a dieta da bariátrica. É necessário tomar medicamentos para proteção do estômago e que ajudem na cicatrização do local que foi aplicado o argônio.
É feito em apenas um procedimento?
Saiba qual o processo do exameNão. Normalmente o tratamento leva de duas a três sessões para se alcançar o objetivo. Após o tratamento completo é sempre necessário associar os tratamentos multidisciplinares com nutricionista e psicólogo para o acompanhamento do paciente no sentido de promover a perda de peso e corrigir os distúrbios alimentares.