Logo

Hematologia e Hemoterapia

O que é Hematologia e Hemoterapia? - Hospital Nove de Julho

Hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças relacionadas ao sangue. "Também é responsável por tratamentos envolvendo os cha mados órgãos hematopoéticos (como a medula óssea), que são aqueles que formam as células do sangue", afirma a hematologista Fernanda de Oliveira Santos.

E hemoterapia trata doenças e condições clínicas dos pacientes utilizando o sangue humano ou seus componentes, tais como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Entre as técnicas utilizadas estão a transfusão de sangue, as sangrias terapêuticas, a aférese terapêutica e o transplante de Células Progenitoras Hematopoéticas (CPH).

A transfusão é um método de reposição de sangue que pode ser necessária durante procedimentos cirúrgicos, tratamentos quimioterápicos ou de patologias como a anemia. Já as sangrias terapêuticas são procedimentos de retirada do sangue que ajudam no tratamento de doenças como hemocromatose, policitemia vera e poliglobulias (aumento na massa de glóbulos vermelhos), que se manifestam em decorrência a Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva ou pós-transplante renal.

A aférese terapêutica, por sua vez, consiste na remoção de uma substância ou componente do sangue total de um paciente por meio de um equipamento separador de células. Esse procedimento auxilia no tratamento de linfomas cutâneos de células T e também na rejeição aguda e crônica de transplantes de órgãos sólidos. O transplante de Células Progenitoras Hematopoéticas (CPH) é outra técnica de hemoterapia indicada para tratamento de várias doenças imunológicas, hematológicas, genéticas e oncológicas. Essas células, também conhecidas como células-tronco, previamente coletadas, são infundidas em uma veia do paciente após ele ter recebido quimioterapia em altas doses ou radioterapia corporal total, conforme o tratamento selecionado pela equipe médica.

Hematologia e Hemoterapia - Hospital Nove de Julho

A equipe de hematologistas do Hospital Nove de Julho está preparada para lidar com as mais diversas patologias relacionadas ao sangue, entre elas linfomas, leucemia, anemias, hemofilia e distúrbios de coagulação. A instituição, inclusive, está entre as que realizam transplantes de medula: os pacientes que necessitam desse procedimento contam com área de internação específica para essa finalidade, além de ter a possibilidade de realizar todos os exames e tratamentos quimioterápicos necessários. Outro diferencial é a área de enfermaria especializada em hematologia e com espaço especial destinado a pacientes com neutropenia, ou seja, que estão com a imunidade mais baixa devido a tratamentos oncológicos. Esse cuidado diminui a possibilidade de que eles contraiam infecções.

O Hospital Nove de Julho conta com um Serviço de Hemoterapia com profissionais altamente qualificados e suporte tecnológico avançado. A instituição, que também possui um Banco de Sangue foi pioneira na utilização de métodos de biologia molecular para detecção de ácidos nucleicos do HIV e Hepatites B e C (testes NAT) na triagem sorológica de doadores de sangue. Os testes de triagem sorológica são fundamentais para garantir a segurança do sangue.

Dúvida sobre cobertura de convênios para consultas?

Conferir operadoras aceitas