Centro de Cálculo Renal
Conhecidos popularmente como "pedra nos rins", os cálculos são formados por pequenos cristais que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em outros órgãos do trato urinário, como ureteres, uretra e bexiga. Cerca de 10% da população sofre com o problema, principalmente entre os 20 e 50 anos. Além de provocar cólica e dores intensas, as pedras nos rins podem prejudicar o funcionamento do órgão e comprometer a qualidade de vida dos pacientes. "A doença é muito comum e afeta uma em cada 5 pessoas em alguma fase da vida", afirma o Dr. Fábio Vicentini, coordenador do Centro do Cálculo Renal do Centro de Medicina Especializada.
O que é o Centro?
No Centro de Cálculo Renal os pacientes encontram o apoio de uma equipe multidisciplinar para investigar as causas da formação dos cálculos e definir as melhores formas de tratamento, sejam cirúrgicos, dietas e medicamentos. Os urologistas, nefrologistas e nutricionistas, entre outros profissionais do centro, também dão orientações valiosas para prevenir a formação de novos cálculos. Afinal, os estudos mostram que em cerca de 50% dos casos as pedras voltam a ser formadas em um período de até cinco anos quando o paciente não toma os cuidados necessários para evita-las.
Outra facilidade do centro é poder realizar ali mesmo todos os exames necessários, como Ecografia e Tomografia além de tratamentos com tecnologias avançadas e minimamente invasivas como as cirurgias convencionais ou laparoscópicas e a cirurgia renal percutânea.