Muitas vezes, tremores são associados, popularmente, à doença de Parkinson. No entanto, há outros quadros que podem causar esse sintoma, como o tremor essencial. Essa é uma condição comum que atinge o sistema nervoso e se manifesta em atividades cotidianas.
O que é tremor essencial?
Tremor essencial é uma doença neurológica caracterizada por tremores involuntários, geralmente nas mãos, que ocorrem durante movimentos voluntários.
Essa é uma condição usualmente benigna, não relacionada a outras doenças graves.
Quais são as causas do tremor essencial?
A causa exata do tremor essencial não é conhecida, mas sabe-se que fatores genéticos desempenham um papel no desenvolvimento dessa doença.
Quais são os sintomas de tremor essencial?
Os tremores do tremor essencial surgem durante movimentos voluntários, como segurar objetos ou escrever. Eles costumam se concentrar nas mãos e podem ficar mais evidentes se for necessário fazer movimentos precisos, além de piorarem com estresse e fadiga.
Geralmente, essas manifestações começam a aparecer na meia-idade ou mais tarde, porém podem ocorrer em qualquer fase da vida.
Qual é a diferença entre tremor essencial e doença de Parkinson?
A doença de Parkinson e o tremor essencial apresentam padrões distintos de tremor. Por exemplo: no tremor essencial, os sintomas tendem a aparecer durante movimentos voluntários, já nos casos de Parkinson, o tremor comumente surge em períodos de repouso.
LEIA TAMBÉM: Parkinson: medidas simples ajudam a prevenir a doença
Além disso, indivíduos com Parkinson têm outros sintomas motores (como rigidez muscular e lentidão no movimento), que não são vistos em pessoas com tremor essencial.
Há ainda uma diferença quanto à resposta a medicamentos. Essas condições neurológicas são tratadas de formas distintas.
Qual médico procurar?
O diagnóstico e o tratamento do tremor essencial são feitos por médicos neurologistas.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do tremor essencial é clínico, baseado na avaliação dos sintomas e na exclusão de outras condições.
Exames neurológicos e, em alguns casos, exames de imagem podem ser realizados para confirmar o diagnóstico.
Qual é o tratamento para tremor essencial?
A abordagem terapêutica é personalizada para cada paciente, tendo o objetivo de diminuir os tremores. Em geral, o tratamento do tremor essencial pode envolver:
- Medicamentos (como betabloqueadores ou anticonvulsivantes, por exemplo);
- Em casos mais complexos, estimulação cerebral profunda (DBS ou marcapasso cerebral, um dispositivo implantado por cirurgia que envia impulsos elétricos capazes de inibir os tremores).
LEIA TAMBÉM: Neurologia: tratamentos e quando consultar um especialista