Em tempos de mudança climática e qualidade ruim do ar nas principais cidades brasileiras, a tosse alérgica é uma condição que frequentemente tem aparecido – especialmente entre crianças e idosos, que são mais vulneráveis aos poluentes e alérgenos que se acumulam na atmosfera, fenômeno que se intensifica quando o ar está seco. Veja a seguir as causas da tosse alérgica aparece e como é possível amenizar o incômodo que ela causa.
O que é tosse alérgica?
A tosse alérgica é uma reação do sistema respiratório ao contato com substâncias irritativas chamadas de alérgenos.
Quando o organismo entra em contato com essas substâncias por meio da respiração, ele libera histamina, uma substância que provoca coceira, inflamação e irritação nas vias aéreas.
O resultado é uma tosse persistente, que pode ser seca ou com pouca secreção, dependendo do grau de inflamação.
O que pode causar tosse alérgica?
Como dito, há vários fatores que podem desencadear a tosse alérgica, sendo os mais comuns a presença de alérgenos ambientais no ar. Eles podem ser:
-
Poeira doméstica;
-
Ácaros;
-
Pelos de animais;
-
Presença de mofo no ambiente;
-
Poluição atmosférica;
-
Fumaça de cigarro;
-
Produtos químicos;
-
Odores fortes e irritativos.
Para algumas pessoas, mudanças bruscas de temperatura ou contato com determinados alimentos também podem ser gatilhos para a tosse alérgica. Esses agentes causadores são diferentes de infecções virais, já que não envolvem a presença de microrganismos. Por outro lado, o estresse emocional não é um gatilho reconhecido para tosse alérgica.
Quais são os sintomas de tosse alérgica?
Além da tosse persistente e pouco produtiva (o seja, seca ou com pouca secreção), outros sintomas podem acompanhar a tosse alérgica, como:
-
Coriza: nariz escorrendo ou entupido;
-
Espirros: frequentes e em salvas;
-
Coceira: nos olhos, no nariz e na garganta;
-
Congestão nasal: dificuldade para respirar pelo nariz;
-
Olhos vermelhos e lacrimejantes: causados pela inflamação.
O sintoma pode piorar em ambientes fechados ou durante a noite, devido ao acúmulo de alérgenos no ar ou à posição deitada, que piora a irritação nas vias respiratórias.
Como diferenciar a tosse alérgica de gripes e resfriados?
Algumas pessoas podem confundir a tosse alérgica com um sintoma de gripe ou resfriado – doenças virais que também causam esse tipo de problema. No entanto, algumas características podem ajudar a diferenciar os dois quadros:
A tosse alérgica costuma ser seca e prolongada, enquanto a tosse de gripes e resfriados geralmente vem acompanhada de secreção e outros sintomas, como febre, dores no corpo e mal-estar geral.
Outro ponto é a duração: a tosse alérgica pode persistir por semanas ou até meses, enquanto uma tosse de resfriado tende a desaparecer em cerca de 10 dias.
Os sintomas alérgicos são mais recorrentes em determinadas épocas do ano, como nas estações mais frias e secas, geralmente no outono e inverno em grande parte do Brasil.
Qual é o tratamento para tosse alérgica?
A principal forma de evitar a tosse alérgica é identificar o alérgeno responsável pelo problema e evitar entrar em contato com ele.
Quando isso não é possível – como no caso da poluição ambiental e da presença de fumaça no ar, por exemplo – algumas medidas podem ser tomadas, tais como:
Uso de medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos, descongestionantes e corticoides para aliviar os sintomas e controlar a inflamação nas vias respiratórias.
Em alguns casos, o uso de broncodilatadores pode ser necessário para facilitar a respiração, especialmente em pacientes que tenham problemas respiratórios associados (como bronquite e asma).
Manter-se bem hidratado para manter a mucosa nasal úmida.
Qual médico procurar?
Se você está com tosse persistente e suspeita que ela pode ser algum tipo de alergia, busque o auxílio de um médico alergista ou otorrinolaringologista. Esses especialistas estão capacitados a realizar testes para identificar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como prevenir e amenizar o sintoma?
Algumas medidas podem ajudar a prevenir e amenizar os sintomas da tosse alérgica. Confira:
Evitar o contato com alérgenos: identificar os alérgenos que desencadeiam a tosse e evitar o contato com eles sempre que possível.
Manter o ambiente limpo: limpar a casa regularmente e evitar o acúmulo de poeira e mofo nos móveis e nas paredes.
Utilizar um umidificador: especialmente nos dias mais secos, já que a umidade do ar ajuda a aliviar a irritação nas vias aéreas.
Lavar as mãos com frequência: isso ajuda a evitar a propagação de alérgenos.
Centro de Alergia e Imunologia do Hospital Nove de Julho
O Centro de Atendimento para Alergia e Imunologia do Hospital Nove de Julho conta com uma estrutura completa para consultas e exames (laboratoriais e de imagem), além de um corpo clínico altamente capacitado, com médicos especializados em acolher e orientar os indivíduos portadores de alergias – respiratórias e de pele – em todas as etapas de seu tratamento.
São exemplos de doenças relacionadas ao sistema imunológico a asma, a rinite, a dermatite atópica e as anafilaxias. Sabe–se que a prevalência das alergias está aumentando em todo o mundo e estima–se que, em 2050, cerca de 4 bilhões de pessoas apresentarão alguma forma dessas patologias.
Agendar consulta