O Centro de Longevidade do Hospital 9 de Julho acaba de criar o Grupo de Apoio a Cuidadores de Alzheimer. A ideia é reunir pessoas que, de alguma forma, estão ou foram impactadas pelo diagnóstico de Alzheimer em parentes próximos ou trabalha como cuidador.
Segundo a psicóloga e psiconcologista Vera Bifulco, coordenadora do Grupo, serão encontros mensais para discutir temas como o impacto do diagnóstico de Alzheimer, mitos e verdades sobre a doença, cuidados paliativos, luto e espiritualidade.
"O importante é que as pessoas possam adquirir conhecimento fidedigno da doença, compartilhar experiências e trocar ideias sobre essa doença", afirma Vera.
Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
O que é a doença ?
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável, mas que pode ser tratada. A doença atinge, em quase sua totalidade, idosos, muitas vezes confundida erroneamente com "esclerose" ou "caduquice", rotulando pejorativamente o portador de DA (Doença de Alzheimer).
É caracterizada como uma demência, pois a pessoa tem perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
Os encontros são gratuitos e realizados sempre das 14h às 16 horas
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 545 – 1º andar
Informações e inscrições: eventos@h9j.com.br Tel.: 3147-8815O grupo é destinado a pessoas com familiares e amigos ou cuidam de pacientes com Alzheimer.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.