Verão chegando em um país tropical como o Brasil exige atenção redobrada para mantermos a saúde em dia. Doenças como as micoses são muito comuns nesse período, devido ao calor e à umidade. A Dra. Caroline Semerdjian Cividanes, dermatologista do Hospital 9 de Julho, explica quais os principais tipos e como preveni-los.
As micoses são causadas por fungos, que habitam o meio ambiente. Algumas situações como má higiene, uso de roupas de banho molhadas por tempo prolongado, secagem incompleta da pele após banho facilitam a colonização da pele pelos fungos, causando as micoses. Prurido (coceira) e descamação são os principais sintomas, explica a Dra. Caroline.
Conheça os tipos mais comuns:
Virilha: uso prolongado de roupas de banho molhadas, roupas íntimas de tecido sintético, secagem incompleta da pele após banho. A queixa principal dos pacientes com esse tipo de micose é a presença de mancha avermelhada na região com descamação e coceira.
Unhas: mais usual em pessoas com outras doenças associadas, como diabetes. O tratamento mais eficaz para a micose das unhas é o uso de medicamentos via oral, o que pode durar meses a depender da extensão do problema.
Pés: principalmente entre os dedos (conhecida como "frieira") e nas plantas. Se caracterizam por intensa descamação, coceira com formação de pequenas bolinhas com líquido claro em seu interior.
Couro cabeludo: atinge mais crianças especialmente por contaminação de areia ou de animais de estimação.
Prevenção
A melhor forma de prevenir as micoses é secar bem o corpo depois de tomar banho, não passar o dia com roupas molhadas, manter a higiene adequada da pele e evitar roupas de tecido sintético. Prefira o algodão que absorve mais a transpiração.
Deve-se evitar a automedicação e procurar sempre um dermatologista. Atenção: cremes para assaduras e receitas caseiras não combatem as micoses, lembra a médica.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.