A micose das unhas é uma patologia causada pela infecção por fungos. "Há vários fatores que podem propiciar a micose das unhas, entre elas aumento da umidade e calor no local, diminuição da imunidade do paciente, falta de higiene, entre outras", afirma a dermatologista do Hospital 9 de Julho Caroline Semerdjian Cividanes.
Embora seja mais comum nas unhas dos pés, também pode acometer as das mãos. "Para prevenir o problema o ideal é adotar hábitos como o corte e a higiene correta das unhas. Secar bem os pés após tomar banho também é importante. Os calçados também devem ser limpos e mantidos em locais secos", explica a dermatologista. Já para evitar a micose nas unhas das mãos ela recomenda utilizar luvas pra fazer os trabalhos domésticos, evitando assim a umidade no local.
Segundo ela, na maioria das vezes o tratamento é demorado porque o metabolismo do fungo é lento. "Em geral consegue-se tratar de maneira mais rápida por meio da utilização de medicamentos por via oral", diz Caroline.
Ela ressalta a importância de procurar um dermatologista sempre que a unha se mostrar com aspecto diferente do normal e de não se automedicar. "A automedicação e o uso de fórmulas prontas não é indicado, pois além dos tratamentos tópicos funcionarem pouco no caso das micoses de unha, o uso de medicamentos inadequados facilita o aparecimento dos efeitos colaterais quando se inicia a medicação via oral.
Ela acrescenta que muitas vezes os pacientes passam por inúmeros tratamentos e não melhoram. "Isso geralmente acontece quando uma doença da unha é tratada como micose sem de fato ser. Por este motivo deve-se sempre consultar um dermatologista para ter diagnóstico adequado", afirma ela.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.