Logo

Dermatologia

1 minuto de leitura

Mancha escura na pele pode ser evitada com uso de protetor solar

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

O Melasma é uma enfermidade que provoca o surgimento de manchas escuras na pele. Embora seja mais comum na face, também pode se manifestar nos braços e na região do colo. A doença pode ocorrer tanto em homens quanto mulheres, mas é mais frequente entre indivíduos do sexo feminino.

Não se conhecem as causas da doença, mas sabe-se que ela está relacionada a fatores hormonais. Por isso as chances de apresentar melasma aumentam com o uso de anticoncepcionais e durante a gravidez. Predisposição genética e histórico familiar são outros fatores que influenciam no surgimento das manchas.  Os sintomas são manchas escuras com formatos irregulares.

O diagnóstico é feito por exame clínico e o tratamento pode incluir medicamentos tópicos e procedimentos como o peeling. "O uso de clareadores a base de vitamina C ou hidroquinona é uma alternativa, assim como os peelings químicos. Para prevenção das manchas o ideal é aplicar protetores solares de quatro e quatro horas e evitar o uso de anticoncepcionais hormonais", afirma a dermatologista do Hospital 9 de Julho Caroline Semerdjian Cividanes.

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico