Logo

Ortopedia

2 minutos de leitura

Hérnia de disco pode se tornar incapacitante

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

Em nossa coluna existem estruturas em forma de anel formadas por um tecido cartilaginoso: chamadas de discos intervertebrais. Sua função é evitar o atrito entre as vértebras e proporcionar mobilidade. Quando elas, por algum motivo, alteram sua formação, pressionando as raízes nervosas, provocam um problema chamado hérnia de disco.

As hérnias de disco podem ter várias causas. Idade avançada e traumas diretos ou indiretos na coluna são algumas delas. "Muitos casos ocorrem no ambiente de trabalho. A má postura, principalmente quando a pessoa fica muito tempo sentada ou quando há realização de trabalhos físicos pesados, podem levar ao problema. Especialmente quando há movimentos que combinam inclinação ou flexão do tronco e rotações repetidas do corpo", afirma o fisioterapeuta do Hospital 9 de Julho, Emerson Lessa de Souza.

Segundo ele, o diagnóstico geralmente é feito por avaliação clínica, levando em consideração os sintomas e o exame neurológico. "Exames de Raios-X, tomografia e ressonância magnética auxiliam a verificar o local correto e o tamanho da lesão", explica Souza.

Algumas pessoas que têm hérnia de disco não têm sintomas. Outras, entretanto, podem apresentar formigamento, falta de sensibilidade e dores de leves a muito fortes, que por vezes podem se tornar incapacitantes. Quando os sintomas surgem, o tratamento é na maioria das vezes feito com repouso, medicamentos e fisioterapia. Caso esses tratamentos não deem resultado por um período de um a seis meses, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

No Hospital 9 de Julho, um dos diferenciais no atendimento aos pacientes com hérnia de disco é o Centro de Reabilitação , que conta com uma equipe multidisciplinar e variadas técnicas de fisioterapia, entre elas a Osteopatia, a Quiropraxia e o método de RPG. "A indicação do tratamento irá depender das alterações mecânicas e funcionais que o paciente apresenta. Mas os principais objetivos são conquistar uma melhora e adequação biomecânica da coluna, controlar a dor e melhorar a flexibilidade, permitindo o retorno às atividades diárias normais e aos esportes", afirma Souza.

O Centro de Reabilitação também é importante nos cuidados pós-cirúrgicos, nos quais a fisioterapia é fundamental para a melhora da postura, da força, flexibilidade e da funcionalidade.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico