A entorse no joelho é uma das lesões mais comuns entre atletas e indivíduos ativos, mas também pode ocorrer em situações cotidianas, como um tropeço ou uma queda.
Diante da situação, você pode se perguntar: "E agora, o que eu faço?", "Como é feito o tratamento?", "O tempo de recuperação é longo?". Visando responder essas e outras perguntas, te convidamos a continuar a leitura.
Entorse no joelho: o que é?
Entorse no joelho é uma lesão resultante de uma torção ou movimento brusco rotacional e que pode afetar:
Ligamentos (faixas de tecido resistente que conectam os ossos entre si);
Meniscos (discos de cartilagem no joelho que atuam como amortecedores entre o fêmur e a tíbia);
Cartilagens (tecidos conectivos flexíveis presentes em várias partes do corpo que recobrem o osso presente nas articulações).
A lesão pode ser causada por impacto direto ou por uma torção espontânea, afetando diferentes estruturas do joelho dependendo da natureza e da magnitude do trauma.
Tipos de entorse
A entorse pode ser classificada de muitas maneiras. Uma forma simples pode ser a divisão em três categorias a depender dos sintomas. São elas:
-
Leve: a dor é geralmente leve ou moderada. O inchaço costuma diminuir nas primeiras horas, mas pode durar um pouco mais.
-
Moderada: a dor é moderada ou intensa, principalmente quando a pessoa movimenta o joelho ou pisa no chão.
-
Grave: a dor normalmente é intensa e alguns indivíduos não conseguem andar sem ajuda.
Como pode ocorrer a entorse no joelho?
A entorse no joelho acontece por causa de um movimento brusco ou torção, especialmente em atividades esportivas que envolvem movimentos rotacionais do joelho, sendo o mais comum o futebol.
Ela pode ser trauma direito, originada por um contato físico, como uma colisão com outro jogador, ou por trauma indireto, quando o jogador torce o joelho por conta própria. A natureza e direção do trauma determinam quais estruturas do joelho são afetadas.
Qual a diferença entre entorse e luxação?
A entorse do joelho é uma lesão causada por torção, podendo ser devido a impactos ou movimentos espontâneos. Por outro lado, a luxação é um deslocamento grave da articulação, que normalmente leva à ruptura de vários ligamentos, sendo mais comum em acidentes de trânsito de maior energia do que em esportes. Um caso de entorse grave pode levar a uma luxação, que acontece quando existe uma lesão de mais de dois ligamentos importantes do joelho e que leva a uma perda da congruência articular.
Sintomas de entorse
Os sintomas mais comuns de uma entorse incluem:
-
Dor: que pode variar de intensidade dependendo da gravidade da lesão.
-
Incapacidade funcional: limitação no movimento ou uso do joelho (varia conforme o tipo de lesão)
-
Inchaço ou derrame articular (aumento de líquido dentro da articulação do joelho): pode acontecer, principalmente, quando existe uma lesão de ligamentos, menisco ou cartilagem dentro da articulação.
-
Instabilidade ou falseios: sensação de que o joelho está deslocando ou saindo do lugar.
-
Desvios ósseos visíveis: costumam ocorrer quando existe fratura ou luxação e são sinais de maior gravidade da entorse.
Qual médico devo procurar?
O médico mais indicado para procurar é um ortopedista, preferencialmente um especialista em ortopedia do joelho. Caso a lesão tenha origem esportiva, um ortopedista com especialização em medicina do esporte seria o mais indicado.
Como é feito o diagnóstico de entorse no joelho?
O diagnóstico de entorse no joelho é feito da seguinte forma:
Avaliação médica/anamnese: diante da história e dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, o médico faz a hipótese das lesões mais prováveis.
Exame físico: com ele, o especialista consegue verificar a presença das lesões ligamentares e do menisco por meio de testes específicos. No entanto, em algumas ocasiões, esse teste pode ser adiado se o joelho estiver muito dolorido ou se houver inchaço e espasmo muscular significativo.
Exames de imagem:
- Radiografia: geralmente feita para verificar a presença de fraturas ósseas.
- Ressonância Magnética (RM): pode ser necessário se houver suspeita de lesão de ligamentos, menisco ou cartilagem.
Quais são as formas de tratamento?
Em primeiro lugar, é importante destacar que o tratamento é determinado com base no diagnóstico específico de cada caso e deve ficar a critério do especialista.
Lesões leves a moderadas no joelho são geralmente tratadas primeiro com o método PRICE: proteção (para evitar mais danos), repouso (a fim de evitar colocar mais peso no joelho que já está lesionado), gelo (que ajuda a reduzir o inchaço), compressão (uso bandagens para suporte) e elevação (manter o joelho elevado para reduzir o inchaço). Além disso, podem ser necessários:
-
Medicamentos: com o intuito de diminuir a dor e a inflamação.
-
Reabilitação física/Fisioterapia/ Exercícios de fortalecimento.
-
Imobilização: uso de mobilizadores de joelho e/ou muletas para evitar colocar peso no joelho.
-
Cirurgia: sugerida para alguns tipos de lesão do ligamento, menisco ou cartilagem. No cenário esportivo, as lesões do ligamento cruzado anterior são frequentemente tratadas cirurgicamente.
Quanto tempo em média leva para recuperação total?
O tempo de recuperação total de uma entorse no joelho irá variar a depender da gravidade da lesão e do tratamento adotado. De modo geral, pode demorar dias ou poucas semanas para entorses leves sem lesões significativas ou meses para entorses que necessitam cirurgia.