O H9J investiu em um projeto inovador: o Enfermeiro Navegador, profissional dedicado a atender a todas as necessidades do paciente oncológico. A nomenclatura "Enfermeiro Navegador" faz menção a um parceiro de navegação, um companheiro do paciente durante o tratamento, como um importante auxiliar nos processos e etapas pelas quais ele terá de passar.
Segundo a Associação Médica Americana, o "navegador" é o responsável pelo gerenciamento pessoal na medida em que o paciente passa por diferentes estruturas e níveis de complexidade. É o auxiliar na organização estratégica do cuidado.
Entre suas atribuições, destaque para:
Organização de um plano de cuidados individualizado;
Suporte às consultas e exames;
Ajuda na "navegação" do paciente pela rede referenciada dentro de sua área de abrangência
Facilitador dos processos formais de liberação de guias;
Na garantia de que histórico e os dados de saúde eletrônicos estejam apropriadamente atualizados e
Manter acompanhamento periódico, para garantir que as necessidades do paciente sejam atendidas.
Visão completa
O enfermeiro navegador também identifica as barreiras – psicológica, social, financeira e estrutural – que afetam a adesão dos pacientes ao tratamento e facilita a comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos. Deste modo, ajuda a reduzir riscos evitáveis, complicações, excesso de intervenções e, em alguns casos, até complicações ou dificuldades no gerenciamento de vários profissionais de saúde (especialistas, psicólogo, nutricionista) e serviços de apoio (laboratório, exames diagnósticos, radioterapia, centro de infusão, central de autorização, centro médico e outros).
"Investir em um projeto como esse é um passo importante do 9 de Julho no sentido da excelência em humanização", destaca Rosana Pires, gerente de enfermagem do Bloco Não Crítico (BNC).
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.