Analisar o fluxo sanguíneo das grandes artérias do cérebro. Este é o objetivo do Doppler Transcraniano (DTC), exame de ultrassonografia que se mostra como um importante aliado no diagnóstico de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas. Ele está disponível no Hospital 9 de Julho tanto para pacientes internados como para externos.
O DTC é utilizado para avaliar doenças vasculares cerebrais, estenoses ou oclusões intracranianas, vasoespasmo após hemorragia subaracnóidea na investigação shunt direita-esquerda, quando utilizado com microbolhas.
O exame é indolor, não requer sedação, não há risco de exposição à radiação, o que possibilita a repetição, se necessário.
Como é feito o exame
O DTC funciona como uma ultrassonografia do cérebro. Ele é realizado com o paciente deitado em uma maca ou mesmo em cadeira de rodas, sem necessidade de preparo ou jejum. Como o aparelho é portátil, o exame também é realizado no leito do paciente internado.
Poucas recomendações para a realização do exame: estar alimentado, prender os cabelos, retirar óculos ou lentes de contato removíveis e aparelhos de surdez. Mulheres grávidas também podem realizar o exame sem problema.
Indicações:
Utilizado para avaliar a circulações intracranianas em situações clínicas diferentes, como:
-
desmaios,
-
acidentes vasculares (derrame cerebral),
-
anemia falciforme,
-
embolização cardiocerebral, entre outros.
O exame não avalia a substância negra e nem dá indícios da presença da Doença de Parkinson.