A Articulação Temporomandibular (ATM), é uma articulação que tem como função ligar a mandíbula ao crânio. Ela faz parte do sistema mastigatório e é responsável pelos movimentos mandibulares, participando do desenvolvimento das suas funções (mastigação, fala e deglutição). Quando ocorre alguma alteração que atrapalhe ou impeça o seu correto funcionamento, ocorre a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM).
O que é
A DTM é uma patologia bastante frequente, crônica e multifatorial, que acomete principalmente as mulheres. Possui incidência de 75% na população geral, sendo que aproximadamente 33% dessas pessoas apresenta ao menos um sintoma de DTM, como cefaleia ou dor na face. Sua causa não está bem estabelecida, mas diversos fatores se relacionam e contribuem para manutenção da disfunção articular, tais como hábitos parafuncionais (como bruxismo, apertamento dentário, onicofagia), alterações da oclusão dentária (má-oclusão dentária ou próteses mal adaptadas), doenças sistêmicas e fatores emocionais (ansiedade, depressão, estresse).
Tipos
Existem três tipos: Desordens musculares, Desordens intra-articulares e Desordens mistas.
Sintomas
Entre os sinais e sintomas observa-se principalmente a dor:Facial, Nos maxilares e região temporal, Ouvido e na frente do ouvido, CefaleiaOutros sintomas Travamento da mandíbula impedindo a abertura bucal completa, Estalidos ao mastigar ou abrir e fechar a boca, Rigidez nos maxilares no período matutino, Ruídos ou zumbidos no ouvido, Sensação de ouvido tampado (plenitude auricular) eAlterações oclusais repentinas (mudança no encaixe dos dentes).
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através do exame físico e de exames complementares como a Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética das ATM's, métodos com maior acurácia diagnóstica quando comparados à radiologia convencional, por conta da melhor resolução de imagem. A TC é o método ideal para a avaliação das estruturas ósseas da ATM e a RNM possibilita o estudo dos tecidos moles, incluindo o disco intra-articular. No exame físico, o paciente pode apresentar dor à palpação da musculatura mastigatória e cápsula articular, limitação de abertura bucal e dos movimentos excursivos mandibulares, desvio do mento durante abertura bucal máxima, assim como estalidos e crepitação nesta articulação.
Tratamento
A complexidade da ATM e a etiologia multifatorial das desordens temporomandibulares tornam seu tratamento desafiador na prática clínica. O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração o estágio da doença articular e requer uma abordagem ampla, por vezes com atuação multiprofissional.
Leia mais:
Bruxismo
Cirurgia Ortognática
Cirurgia artroscópica
Disfunções de Mastigação
Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono
Trauma de face
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.