O câncer de próstata não causa sintomas nos estágios iniciais, por isso os exames de detecção precoce da doença são importantes de ser realizados, mesmo quando o homem não sente nada.
O câncer de próstata atinge principalmente homens acima dos 45 anos. A chance de um homem ter câncer de próstata é de 18%, ou seja, 1 em cada 6 homens terá este diagnóstico. Homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata (pai/tios ou irmãos) tem o dobro de chance de desenvolver a doença.
"Doenças diagnosticadas mais precocemente tem mais chances de serem curadas", afirma o Dr. Fábio Vicentini, urologista e coordenador do Centro de Cálculo Renal.
A avaliação prostática é realizada com o exame físico (exame de toque retal) e o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), colhido no sangue. O PSA é uma proteína produzida pela próstata. Assim, se o PSA estiver elevado, há algo na próstata. "O PSA pode estar elevado não só pelo câncer, mas também pelo crescimento benigno ou por uma inflamação", afirma o Dr. Vicentini.
O médico acrescenta que a ressonância magnética pode ser um exame indicado para casos em que o PSA ou do toque estarem alterados. "Ou partimos para a biópsia direto".
Os exames de próstata são recomendados para homens a partir dos 50 anos, sendo que homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar os exames aos 45 anos.
Leia também: Até 15% dos tumores de próstata só são detectados por exame de toque
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.