O câncer de próstata é uma doença silenciosa com cerca de 70 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Se descoberta precocemente tem 90% de chance de cura. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens.
Muitos homens, por preconceito e desconhecimento, têm medo de fazer os exames preventivos, mas a prevenção é a melhor arma no combate à doença que, na fase inicial, não apresenta sintomas.
Para homens com 45 anos ou mais é recomendado fazer anualmente o exame de PSA e o de toque retal. Já que 20% dos casos são diagnosticados na fase inicial.
O que é a próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Sintomas da doença
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Daí a importância dos exames preventivos anuais. Embora o tumor possa evoluir para outros órgãos, a grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais.
Tratamento
O tratamento é feito por meio de acompanhamento clínico e cirurgia tradicional e cirurgia robótica, técnica que garante maior segurança aos pacientes e aos médicos.
A Cirurgia Robótica para a retirada da próstata, tem se mostrado o melhor tratamento da atualidade, por levar a uma recuperação mais rápida e com menor incidência de complicações pós-cirúrgicas.
Na robótica, o médico opera de um console que oferece, por exemplo, o controle dos tremores das mãos, algo importante em cirurgias longas. Outra funcionalidade é a visualização 3D e em alta resolução, o que diminui os riscos de o procedimento atingir microestruturas.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.