O balão intragástrico, também conhecido por balão gástrico, é um procedimento minimamente invasivo, que ajuda na perda de peso ao promover uma sensação precoce de saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos.
Mas você sabe quando ele é indicado? E por quanto tempo o dispositivo permanece no estômago? É visando esclarecer estas e outras perguntas que te convidamos a continuar a leitura.
O que é balão gástrico?
O balão gástrico é um dispositivo de silicone inserido no estômago por endoscopia, utilizado no tratamento de sobrepeso e obesidade. Sua função é aumentar a sensação de saciedade, ajudando na redução da ingestão alimentar. Ele age sem alterar diretamente o metabolismo, promovendo a perda de peso de forma menos invasiva em comparação com procedimentos cirúrgicos.
O balão gástrico funciona como um apoio temporário para a perda de peso, mas deve sempre ser associado a mudanças no estilo de vida, como uma dieta equilibrada e exercícios regulares.
Em quais casos o balão gástrico é indicado?
O balão gástrico é recomendado para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 26 – com sobrepeso ou obesidade – que não conseguiram perder peso de forma eficaz através de dietas, exercícios e medicamentos.
Estudos verificaram que pacientes com sobrepeso ou obesidade tendem a apresentar melhores resultados, com uma média de 15% de perda de peso.
Além disso, o balão pode ser indicado como preparação para a cirurgia bariátrica em pacientes com obesidade severa, ajudando-os a perder peso e, assim, reduzindo os riscos operatórios.
Pessoas com diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono, também podem ter uma melhorara em seus quadros de saúde com a perda de peso induzida pelo balão gástrico.
Como o balão gástrico funciona?
O balão gástrico ocupa cerca de um terço da capacidade do estômago, proporcionando uma sensação de saciedade mais cedo, o que leva à redução da ingestão de alimentos, contribuindo para o emagrecimento.
A dieta após a colocação do balão passa por quatro fases, com duração total de 30 dias: três dias de dieta líquida restrita, seguidos de quatro dias de dieta líquida completa, 11 dias de dieta cremosa e, por fim, 12 dias de dieta pastosa.
Durante o período em que o paciente utiliza o balão, é fundamental o acompanhamento de um médico e um nutricionista para monitorar o progresso. Após a remoção, há necessidade de continuidade do acompanhamento, visando a manutenção do resultado obtido.
Como é feita a colocação do balão gástrico?
A colocação do balão gástrico é feita por meio de uma endoscopia digestiva alta, um procedimento rápido que dura em torno de 20 minutos e permite que o paciente tenha alta no mesmo dia.
O balão permanece no estômago por um período que varia entre seis e 12 meses.
Como e em que momento é feita a retirada balão gástrico?
A retirada do balão gástrico ocorre após o período de tratamento, que pode variar de seis a 12 meses, o que vai depender da avaliação do especialista conforme a evolução do paciente. O processo é feito mediante uma endoscopia, assim como na colocação, mas, neste caso, é necessária a aplicação de anestesia geral. O procedimento de remoção é relativamente rápido, com duração aproximada de 30 minutos.
Para quem esse tipo de tratamento é contraindicado?
O tratamento com balão gástrico é contraindicado para os seguintes grupos:
Pacientes que já realizaram cirurgias gástricas, como fundoplicatura ou cirurgias bariátricas.
Pacientes com doenças ativas, autoimunes ou inflamatórias, que precisam estar controladas antes de avaliar o uso do balão.
Pessoas com compulsão alimentar, que devem ser avaliadas por nutricionistas e psicólogos antes do procedimento.
Pacientes com histórico de alcoolismo.
Pessoas com alterações no esôfago.
Pacientes com hérnias de hiato volumosas, com tamanho superior a 4 cm.
Centro de emagrecimento no Hospital Nove de Julho
O Hospital Nove de Julho oferece o Centro de Emagrecimento, onde uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas e psicólogos, se dedica ao tratamento da obesidade. O centro trabalha com três abordagens principais: tratamento clínico, tratamento cirúrgico e tratamento endoscópico.
No cuidado clínico, o tratamento inclui acompanhamento com endocrinologistas e/ou nutrólogos, uso de medicamentos para obesidade, além de suporte nutricional e psicológico. Cada tratamento é personalizado, adaptado às necessidades e expectativas individuais de cada paciente.
Já a linha de cuidado cirúrgico é voltada para quem tem indicação de cirurgia bariátrica ou metabólica. O Centro oferece suporte em todas as fases, desde o preparo pré-operatório, passando pela cirurgia até o acompanhamento pós-operatório. Também há opções de tratamentos endoscópicos, com o próprio balão gástrico ou a gastroplastia endoscópica, por meio de protocolos específicos de acompanhamento.
Para marcar sua consulta com um especialista, basta acessar nosso canal de agendamento online.
Agendar consulta