Algum tempo depois de ter almoçado ou de ter feito apenas um lanche, logo vem aquela sensação de mal-estar no estômago ou no intestino lembrando que a refeição não caiu muito bem. Quem nunca passou por isso?
Em tempos modernos, em que a correria diária prevalece e a qualidade da alimentação, muitas vezes, acaba sendo comprometida, é cada vez mais comum ouvir pessoas se queixando de problemas de má digestão.
Reunimos nove hábitos que prejudicam sua digestão. E se você se identificar? Informação é poder, procure corrigi-los o quanto antes:
1 – Pular refeições
Engana-se quem pensa que ao pular uma refeição vai eliminar peso. Para ter uma boa saúde, o ideal é fazer três refeições principais e de dois a três lanches intermediários menores ao longo do dia. Nos lanches, inclua uma fruta, um suco, castanhas, iogurte ou outros alimentos leves e saudáveis.
2 – Evitar consumo de frutas e vegetais
Por falar nelas! Outro grande erro cometido pela maioria das pessoas, e que contribui para o processo de má alimentação, é deixar de incluir frutas e vegetais na dieta. O recomendado é comer de três a cinco porções de frutas ao dia e pelo menos quatro porções de vegetais.
3 – Beber pouca água
Ingerir água é fundamental para a boa digestão. Por isso, beba por volta de dois litros diariamente. Encher uma garrafinha de água no começo do dia e reabastecê-la sempre que esvaziar é uma boa dica para manter o organismo hidratado.
4 – Consumir muito carboidrato
O consumo exagerado de carboidratos como pães, massas, bolachas e etc. é outro vilão da digestão. Por isso, dê preferência aos carboidratos integrais, leite e derivados light ou desnatados.
5 – Usar gordura no preparo dos alimentos
Frituras, excesso de óleo, manteiga, molhos e condimentos durante o preparo dos alimentos também prejudicam a digestão. Opte por alimentos cozidos ou assados e reduza a quantidade de molhos.
6 – Comer rápido demais
Não tenha pressa na hora de se alimentar. Para que seu sistema digestivo funcione corretamente, é fundamental mastigar bem os alimentos.
7 – Ingerir líquidos durante as refeições
Deixe para ingerir a bebida somente após a finalização das refeições. Esse cuidado vai ajudar a melhorar sua digestão.
8 – Reduza o estresse
O estresse excessivo afeta diretamente o funcionamento do sistema digestivo. Por isso, procure relaxar, resolver os problemas de forma mais calma e se alimentar sempre que estiver mais calmo.
9 - Evite café, álcool e cigarro
Diminuir ou eliminar o consumo desses itens vai ajudar (e muito) o processo digestivo, além de aumentar sua qualidade de vida. Pense nisso.
Não é difícil melhorar seu processo digestivo. Basta mudar alguns hábitos alimentares e comportamentos. Vai valer a pena!
Este artigo foi originalmente publicado em 25/07/2017 e atualizado.
LEIA MAIS:
Dieta para reduzir o colesterol ruim
Dieta para gastrite e úlcera