Logon
Blog

Úlceras podem levar a um câncer?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​

O câncer de estômago, assim como a úlcera, tem como uma de suas causas a bactéria Helicobacter Pylori (H.Pylori).

Essa bactéria é comum no estômago humano, mas os médicos ainda não conseguem explicar porque em algumas pessoas ela causa úlceras, em outras o câncer e em outras não ocasiona doença alguma.

Entre as causas mais comuns da úlcera estão a má alimentação, o estresse e a genética.

O que se sabe é que uma infecção longa de H.Pylori pode levar a uma inflamação crônica do estômago. Essa inflamação tende a resultar em uma perda do tecido gástrico normal e uma troca dele por tecido intestinal ou por tecido fibroso. Essa transformação do tecido aumenta o risco de desenvolvimento de câncer.

Já a úlcera gástrica é uma ferida no interior do estômago causada por fatores diversos. Entre os mais comuns está a má alimentação, o estresse e a genética. Ela é considerada uma evolução da gastrite. No entanto, em alguns casos ela também é causada pela H.Pylori, o que não significa que a úlcera se transformará em um câncer.

Sintomas

Os principais sintomas da úlcera são:

Dor de estômago, especialmente após comer;

Queim​ação;

Perda de peso;

Enjoo;

Vômito;

Dores de cabeça.

Tratamento

Normalmente os sintomas não indicam uma situação muito grave. O tratamento é feito com antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.

No câncer de estômago os sintomas incluem todos os sinais citados acima, mas também uma sensação de estômago cheio, mesmo sem comer.

O tratamento cirúrgico, retirando parte ou todo o estômago, além dos nódulos linfáticos próximos, é a principal alternativa terapêutica.

Para determinar a melhor abordagem cirúrgica, deve-se considerar a localização, tamanho, padrão e extensão da disseminação e tipo histológico do tumor. A radioterapia e a quimioterapia são consideradas tratamentos secundários, que podem determinar melhor resposta da cirurgia.

​​Agendar Consulta​



​​ Agendamento​

Veja mais