Logon
Blog

Saiba como evitar a Hepatite A

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​O verão chegou trazendo aquele calorão que já conhecemos. Desde dezembro, milhares de pessoas aproveitam as altas temperaturas e as férias para viajar. Mesmo nos dias de descanso, vale não descuidar da saúde já que, há diversas doenças comuns nesta época. Você sabia que a Hepatite A é uma delas?

O vírus da Hepatite A (HAV, da sigla em inglês Hepatitis A Virus) pode provocar uma inflamação aguda e intensa do fígado. A transmissão do HAV é oro-fecal, o que significa que a pessoa adquire o vírus pela boca, quando entra em contato com água e alimentos contaminados, e o elimina pelas fezes. Em locais onde o saneamento básico é precário, o esgoto pode contaminar a água e também frutos do mar, especialmente ostras.

Febre, dor abdominal, náuseas, diarreia e coloração amarelada da pele e olhos são os principais sintomas desta doença. A Hepatite A pode ser prevenida pela vacina, que pode ser aplicada em crianças e em adultos que não nunca tiveram contato com o vírus. Apesar disso, não existe um tratamento específico para a Hepatite A.

Na maior parte dos casos, a cura ocorre espontaneamente, sem tratamento específico, apenas pela reação natural do próprio sistema imunológico. Com isso, a pessoa passa a ficar protegida contra a hepatite A, isto é, não vai mais contrair a doença novamente. O processo de cura pode durar até seis meses e deve ser tratado com descanso, alimentação leve e monitorização cuidadosa por um médico. Importante: bebidas alcoólicas são estritamente proibidas caso a doença seja confirmada.

Em alguns casos, os sintomas podem ser mais intensos e até mesmo confundidos com outro tipo de hepatite mais grave, o que exige um tratamento específico. Por isso a importância de se evitar a automedicação e sempre buscar orientação médica para um diagnóstico preciso ao surgirem os primeiros sintomas.

Além da vacina, os riscos de contágio diminuem muito com a intensificação dos hábitos de higiene, especialmente em crianças. Outras formas de manter a Hepatite A afastada e aproveitar bastante o verão são evitar o consumo de frutos do mar, especialmente se estiverem crus, e beber apenas água tratada ou embalada.

Dra. Marta Deguti é hepatologista do H9J.

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

​​ Agendamento​

Veja mais