Logon
Blog

Quer engordar? Saiba como e porque

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​Veja como e porque.

​​Quando se fala em dieta, a maioria das pessoas logo pensa em regimes alimentares para emagrecer. Porém há pessoas que necessitam exatamente do contrário: precisam ganhar peso. Parece fácil? É só comer tudo que engorda? Não é bem assim. Da mesma forma como para emagrecer é preciso saber o que comer para perder peso com saúde, na dieta para ganhar peso acontece o mesmo.

Há várias condições de saúde e patologias que podem levar uma pessoa a ficar abaixo do peso ideal e necessitar de um regime para elevar o peso. "Diabetes, hipertireoidismo e doenças infecciosas  – como AIDS e tuberculose –, além de câncer, insuficiência renal ou hepática são algumas das enfermidades que podem levar à grande perda de peso. Em outros casos, isso pode estar ligado também a distúrbios emocionais", afirma a nutricionista do Hospital 9 de Julho Telma Ranalli.

Antes de iniciar o regime, é necessário fazer consulta com médico e nutricionista. Com a ajuda de avaliações físicas, avaliação do histórico do paciente e realização de exames, eles vão identificar as possíveis causas do baixo peso ou desnutrição e definir as estratégias para a recuperação.

"Geralmente nesses casos a dieta hipercalórica e hiperproteica é a indicada no tratamento. Com várias pequenas porções ao longo do dia, o cardápio deve contemplar carnes magras e carboidratos como massas, arroz e cereais, de preferência integrais. Ao contrário do que se pensa, não se deve abusar de doces ou pratos gordurosos", explica ela, acrescentando que dependendo do caso as suplementações com formulas polivitamínicas e/ou minerais podem ser de grande ajuda.

Passar a consumir em grande quantidade e sem critérios alimentos muito calóricos e pouco saudáveis como refrigerantes, produtos industrializados ou repletos de açúcar só poderá trazer mais danos ao paciente como elevação do colesterol ruim, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. 

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

​​ Agendamento​

Veja mais