Logon
Blog

Quem já teve ou é vacinado está imune à caxumba ?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​

Uma epidemia de caxumba, com vários casos em São Paulo e no Rio de Janeiro, está deixando muita gente com uma dúvida: devo ou não tomar a vacina? Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do H9J​, quem já teve caxumba ou foi vacinado com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) está imunizado. "Se alguém ficar na dúvida se tomou ou perdeu a carteirinha pode tomar a vacina novamente", afirma a Dra. Sumire.

Aplicada em duas doses, com um mês de intervalo entre elas, a tríplice viral está disponível gratuitamente nos postos de saúde. No entanto, o serviço de saúde oferece apenas as duas doses gratuitamente para crianças a partir de um ano e jovens até os 19 anos. Aos demais, até 49 anos, só é garantida a primeira dose gratuitamente.  


Sintomas 

A caxumba é uma doença provocada pelo vírus paramyxovirus e se caracteriza, principalmente, pelo inchaço das glândulas que produzem saliva e ficam atrás das orelhas e abaixo da mandíbula.  As complicações são raras como meningite viral, inflação dos testículos  e dos ovários. Ela pode levar a surdez, mas em raros casos.


Transmissão

A transmissão se dá pelo ar e contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.  "Como em várias doenças virais, o tratamento é aplicado para aliviar os sintomas e mal estar e repouso", garante a Dra. Sumire.



​​ Agendamento​

Veja mais