Logon
Blog

Problemas no rins começam na infância

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​A Doença Renal Crônica (DRC) afeta o crescimento e o desenvolvimento infantil. "Por isso, é preciso ficar atento à alimentação das crianças, ingestão de água e o uso indiscriminado de medicamentos para evitar problemas na idade adulta", afirma a Dra. Maria Alice Barcelos, do Centro do RIm e Diabetes.

7 dicas para cuidar da saúde dos rins

1 – Controle o peso das crianças - Manter um peso saudável é fundamental para manter os rins saudáveis e em bom funcionamento. A obesidade é um fator de risco para a doença renal crônica. 

2 – Evite sal em excesso - O consumo excessivo de sal é uma das causas principais de retenção de líquidos, problemas nos rins e pressão alta. Preste atenção nos salgadinhos e refrigerantes que possuem alto teor de sódio. 

3 – Modere a ingestão de gordura  - O consumo excessivo de fast-food, alimentos refinados e industrializados sobrecarregam os rins e afetam seu funcionamento. É importante oferecer às crianças uma dieta saudável com frutas, legumes, cereais e alimentos com alto teor de fibras.

4 – Estimule a prática de exercícios físicos - Fazer exercícios físicos é a maneira mais eficaz para queimar gordura, diminuir o peso e manter o organismo saudável. O ideal é praticar, pelo menos 30 minutos de exercício por dia. Estimule atividades que a criança gosta de praticar como jogos, bicicleta ou corrida.

5 – Beba bastante água - O consumo diário de água é um dos melhores hábitos para manter os rins saudáveis. No lugar de refrigerantes, sucos industrializados ou bebidas artificiais ofereça água a seus filhos. A água ajuda na produção de urina e no processo para eliminar as toxinas do corpo.  

6 – Não utilize medicamentos sem orientação médica -  Anti-inflamatórios e analgésicos em excesso causam danos renais e problemas de saúde que podem se tornar irreversíveis. Só utilize medicamento com prescrição médica.

 7 -  Reduza o consumo de açúcar - O descontrole e aumento nos níveis de açúcar no sangue estão associados com o maior risco de sofrer danos renais anos depois. A doença chamada de nefropatia diabética​ começa a ocorrer muito antes de aparecer os primeiros sintomas da diabetes.


 ​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​ 


​​ Agendamento​

Veja mais