Logon
Blog

Obesidade é doença e não estética

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​Excesso de peso é muito mais do que um problema estético. A obesidade é considerada uma doença e está associada a diversas complicações, como doenças coronarianas (infarto) e AVC, diversos tipos de cânceres, diabetes, hipertensão, problemas articulares, apneia do sono, depressão, entre outros. A proporção de indivíduos acima do peso é assustadora: 50% dos brasileiros adultos tem algum grau de excesso de peso e 18 milhões são obesos. Considera-se uma pessoa obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) está acima de 30. Para calcular o IMC é necessário dividir o peso do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

O tratamento para a obesidade é muito mais complexo do que se imagina e depende de diversos fatores, como o grau de obesidade, as doenças associadas, os hábitos de vida e os fatores que levaram a esse excesso de peso (muitas vezes com componente genético). Não basta apenas dieta e exercício, é preciso um acompanhamento longo por profissionais especializados, e frequentemente há necessidade de medicações específicas. A cirurgia bariátrica vem se provando um excelente método para perda e manutenção de peso em longo prazo em indivíduos com IMC acima de 40 ou acima de 35 com alguma doença associada, e deve ser vista como uma ferramenta extremamente válida e eficaz (e não, como comumente vista, como um "recurso final"), embora sempre necessite de acompanhamento clínico de longo prazo após sua realização. Embora o excesso de alimentos e o sedentarismo sejam as causas clássicas para ganho de peso, causas genéticas são muito importantes e hoje se associa outros fatores com o ganho de peso, como sono ruim, luz noturna, poluição e até mesmo ar-condicionado.

"O tratamento da obesidade não é simples. Demanda acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar e muito empenho por parte do paciente", afirma Bruno Halpern, endocrinologista e coordenador do Centro de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho, onde os pacientes recebem a atenção não apenas de endocrinologistas, mas também de nutricionistas e psicólogos, entre outros.


 



​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​


​​ Agendamento​

Veja mais