Logon
Blog

Nova UTI com tecnologia inédita é inaugurada

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​O Hospital 9 de Julho inaugura a 6ª Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A área será focada em pacientes oncológicos e terá os mais modernos recursos tecnológicos como monitoração remota de pacientes, camas equipadas com colchão desenvolvido especialmente para pacientes críticos, sistema de chamada dos profissionais no quarto por cor, entre outros. ​

Leito da UTI 3S.jpegSão 13 suítes individualizadas, sendo duas com pressão positiva e negativa para casos em que o paciente precise de isolamento respiratório. Todos os quartos são equipados com janelas com visor polarizado (que fica opaco ou transparente), permitindo aos profissionais de enfermagem e aos médicos que monitorarem os indicadores dos pacientes sem comprometer a privacidade em momentos de descanso.  "Trabalhamos com pessoas e procuramos dar conforto e oferecer o melhor atendimento que está ao nosso alcance. A tecnologia tem sido uma importante aliada nessa jornada", diz o médico.

Estrutura

Os apartamentos serão equipados com camas com colchão de ar integrado desenvolvido especialmente para pacientes críticos. A área conta com um software que, além de avaliar e ajustar automaticamente pontos de pressão, faz a movimentação passiva em pacientes com limitações físicas, auxiliando a sua mobilização e reabilitação. Com isso, o paciente não fica na mesma posição, evitando as lesões por pressão (escaras). Além disso, tem capacidade para rotação lateral contínua, que faz a percussão e a vibração para mobilizar secreções do pulmão. Isso facilita a fisioterapia respiratória e previne a pneumonia por ventilação mecânica, por exemplo.

A nova UTI conta ainda com outra tecnologia para chamada de enfermagem. Pelo novo sistema, o paciente pode solicitar a presença da enfermagem por motivos distintos (dor, necessidade de ir ao banheiro ou chamada simples) com diferenciação de som e cores nos corredores. 

Cada apartamento está equipado com um console onde o tempo para a realização das atividades de cada profissional pode ser monitorado. Com essa informação é possível dimensionar a quantidade de profissionais e incluir o tempo dispensado para cada atividade no custo final. 

Conta ainda com painel de gestão on-line do paciente com informações em tempo real de questões assistenciais e administrativas, que incluem acompanhar se já tomou medicamento, se já fez exames etc. Tudo isso para manter a monitorização com vigilância constante, mas garantindo sua privacidade.  


Outras tecnologias já implantadas nas demais UTIs no hospital também estarão na nova área, como: 

- Monitorização hemodinâmica minimamente invasiva; 

- Ventilador pulmonar inteligente, que permite o desmame ventilatório automático por computador; 

Monitoramento de BIS – (Índice Bispectral), avaliação da atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma) da região frontal e medição do índice bispectral, utilizado para ajustes adequados de sedativos e anestésicos. 

Todas elas têm plena integração com setores chaves para o diagnóstico e tratamento de doenças graves, além da retaguarda ambulatorial do Centro de Medicina Especializada, Centro de Oncologia e o Centro de Infusão para aplicação de quimioterápicos e outros medicamentos. 

​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


​​ Agendamento​

Veja mais