Logon
Blog

Meningite: contaminação é por via oral

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​A meningite é uma enfermidade que afeta o sistema nervoso e se caracteriza pela inflamação da membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. 

As formas mais frequentes da doença são provocadas por vírus ou bactérias. Entre as meningites bacterianas, as mais comuns são provocadas pelas bactérias meningococos, pneumococos e Haemophylus. A meningocócica é considerada a mais perigosa por sua facilidade de transmissão.

Os sintomas incluem febre alta e constante dor de cabeça e muitas náuseas e vômitos, além de dor na nuca que pode levar a rigidez no pescoço. Em alguns casos a meningite também pode provocar sonolência, confusão mental e sensibilidade à luz.

De acordo com a infectologisa do H9J, Dra. Sumire Sakabe, as meningites bacterianas têm evolução muito rápida e podem levar ao óbito quando o tratamento com antibióticos não é feito rapidamente. Já as causadas por vírus – que representam a maior parte dos casos – geralmente duram de 5 a 10 dias e apenas nas formas mais graves podem levar à morte ou deixar sequelas. "Para as enfermidades virais não há vacina e o tratamento consiste apenas em administrar antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas. Algumas meningites virais exigem tratamento com medicamentos chamados antivirais", explica.

A contaminação acontece geralmente por via oral. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença pela tosse ou espirro. O contágio também pode se dar por água, alimentos e utensílios contaminados. O diagnóstico é feito por meio da coleta de liquido cefaloraquidiano e de sangue para analisar qual é o agente causador da doença.

Para alguns tipos de meningite, como a pneumocócica e a meningite por Haemophylus, já existem vacinas, que representam um método bastante eficiente de prevenção da doença. Já para a meningite menigocócica existem vacinas, mas não para todos os tipos dessas bactérias. "Também pode se evitar a enfermidade adotando medidas de higiene como lavar as mãos frequentemente, desinfetar frutas e verduras, ter cuidados com a qualidade da água e manter limpos filtros e bebedouros", afirma a médica.


​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


​​ Agendamento​

Veja mais