Logon
Blog

Esforços prolongados e repetitivos podem provocar tendinite

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​Tendinite é uma enfermidade que causa inflamação nos tendões, estruturas formadas por tecido conjuntivo que têm a função de estabelecer a ligação entre músculos e ossos, transferindo força para o esqueleto. Geralmente, o problema ocorre quando a pessoa é exposta a esforços prolongados e repetitivos envolvendo os tendões. Um exemplo é o de músicos que tocam instrumentos de corda, piano ou saxofone: a prática excessiva pode sobrecarregar os tendões flexores da mão e dos dedos, causando inflamação. No caso de jogadores de futebol, o problema pode atingir os tendões do calcanhar.

Porém, há casos em que a tendinite pode ter origem química: desidratação, alimentação incorreta e toxinas presentes no organismo também podem inflamar os tendões. Os sintomas mais comuns da tendinite são as dores ao movimentar a área atingida, além de limitação de movimentos e diminuição da força. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e pode envolver também exames de imagem como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética. 

O tratamento das tendinites vai depender da análise das suas causas e podem envolver medicações como anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia visando fortalecer os músculos. Em casos mais graves, pode ser recomendada cirurgia para reparação dos tendões afetados.

É possível prevenir episódios de tendinite adotando hábitos saudáveis de vida e realizando a adequada preparação antes de realizar movimentos repetitivos ou exercícios físicos. Uma das dicas é fazer pequenas pausas a cada hora de atividade diária repetitiva, realizando alongamentos dos membros envolvidos. Quem trabalha em frente ao computador por muito tempo pode optar por teclados, mouses e mesas mais ergonômicas a fim de evitar a inflamação dos tendões e outros problemas de saúde. Importante também é não descuidar da hidratação, já que beber bastante líquidos ajuda a lubrificar as articulações do corpo. 


​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​



​​ Agendamento​

Veja mais