Logon
Blog

Dores musculares sem motivo aparente? Consulte um médico

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​Você vem sentindo dores intensas em grande parte do corpo há mais de três meses? Às vezes, as dores aparecem como queimação ou formigamento? Se a sua resposta foi positiva, pode ser que esteja com fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica caracterizada por dor generalizada músculo-esquelética. Embora ainda seja de origem controversa, provavelmente decorre de uma deficiência no funcionamento do sistema nervoso, especialmente em relação à regulação da supressão dos estímulos dolorosos.

 


Mulheres são as principais vítimas
Se você convive com alguém que costuma reclamar muito de dores fortes no corpo, cansaço frequente, dificuldade para dormir e rigidez nos músculos, saiba que isso não é “frescura” – como muitos costumam pensar.

Estima-se que cerca de 2% a 4% da população sofra com a fibromialgia. Na maioria dos casos, as vítimas são mulheres com idade entre 30 e 50 anos.

O que provoca a fibromialgia?
Embora não se conheça com exatidão, alguns fatores podem estar relacionados com o surgimento dessa enfermidade:

doenças graves 
tra​umas emocionais ou físicos 
mudanças hormonais. 
infecção (um episódio de gripe, por exemplo)

Como resolver o problema?
Embora não tenha cura, a fibromialgia pode ser tratada para que os sintomas sejam amenizados e a pessoa consiga manter um ritmo de vida normal, com qualidade de vida satisfatória.

O ideal é buscar uma instituição de saúde que tenha um Centro de tratamento da Dor e que considere o tratamento multidisciplinar e multiprofissional, ou seja, envolvendo vários profissionais de saúde, especialmente reumatologistas, neurologistas, fisiatras, ortopedistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, acupunturistas e enfermeiros.

Com o apoio desses profissionais, além de medicamentos, podem ser indicadas terapias nas áreas de medicina física (acupuntura, massagens, fisioterapia, hidroterapia, hidroginástica, RPG, pilates, quiropraxia, etc.) e saúde mental (psiquiatria e psicologia). 

Não deixe a dor dominar seu dia a dia. Através do Nav Dasa você pode agendar consultas com um especialista e retomar a qualidade de vida.

​​​

​​ Agendamento​

Veja mais