Logon
Blog

Conheça a Unidade de Onco-hematologia do H9J

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

A cada ano são registrados cerca de 12 mil novos casos de câncer em crianças no Brasil. Apesar do cenário triste, existe uma boa notícia: com a evolução dos tratamentos, cerca de 70% desses casos têm alta chance de cura.

O tratamento melhorou muito graças, principalmente, à evolução dos equipamentos, aos medicamentos direcionados e às combinações e protocolos muito bem estabelecidos.

Novidades no tratamento

Uma das novidades no tratamento de câncer hematológico são as terapias-alvo, como os anticorpos monoclonais.

O nome pode parecer complicado, mas a explicação é simples: esses medicamentos têm uma atuação mais direcionada à célula doente, com menor efeito no restante do corpo. Com isso, o paciente tem menos efeitos colaterais.

Outra frente de trabalho inovadora é a antecipação às infecções que normalmente acometem os pacientes onco-hematológicos. Esses pacientes têm a imunidade reduzida drasticamente devido ao tratamento quimioterápico, especialmente quando são submetidos ao transplante de medula óssea.

Alguns novos exames já permitem o diagnóstico precoce de infecções graves, um deles é o marcador de infecção fúngica galactomanana. Como os pacientes onco-hematológicos são mais suscetíveis a infecções, especialmente fúngicas, a detecção e o início de tratamento precoces são essenciais.

Estrutura

A nova unidade de onco-hematologia do H9J terá 14 leitos somados aos 15 já existentes. 

Assim como a primeira unidade inaugurada em 2016, esta também será equipada com sistema tratamento da água inédito no Brasil, feito com ionização de cobre e prata em toda a unidade, eliminando bactérias e vírus.

O local também possui de filtro HEPA (high efficiency particulate air filter) com pressão positiva para remoção física de partículas para filtragem do ar, o que permite que os pacientes circulem nos corredores.

O Hospital 9 de Julho está habilitado a atender pacientes diagnosticados com linfoma, leucemia mieloide aguda, leucemia linfocítica aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfocítica crônica, Doença de Hodgkin, mieloma múltiplo e outras.

Além da nova Unidade, os pacientes contam com a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) oncológica, com monitoração remota de pacientes, camas equipadas com colchão desenvolvido especialmente para pacientes críticos, sistema de chamada dos profissionais no quarto por cor e som, entre outros diferencias.


Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430​

​​ Agendamento​

Veja mais