Logon
Blog

Com que frequência devo ir ao ginecologista?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​Agendar Consulta​​
​​​

Verdade seja dita: a mulher costuma ser mais consciente de sua saúde. Isso possivelmente acontece porque convivemos desde a adolescência com a menstruação e as alterações hormonais típicas de cada ciclo.

Mas a vida agitada que levamos pode adiar aquela consulta ao ginecologista e, com isso, o rastreamento de doenças, muitas delas evitáveis ou com boa chance de sucesso no tratamento, se diagnosticadas no início.

Agora, a pergunta é: com qual regularidade devo ir ao ginecologista?

O ideal é que, a partir da primeira menstruação, as consultas aconteçam pelo menos uma vez ao ano, quando o médico poderá orientar sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

A solicitação de exames depende da idade, fatores de risco, se já foram identificadas alterações (acompanhamento) e de eventuais queixas da paciente.

Em geral, os exames de rotina são:

  • Colpocitologia Oncótica (conhecido como Papanicolaou): é indicado para mulheres a partir de 25 anos de idade para rastreamento de câncer de colo de útero. Deve ser feito anualmente;

  • Sorologias: exames de sangue para identificação, por exemplo, de doenças sexualmente transmissíveis (DST);

  • Ultrassonografia transvaginal: costuma ser solicitada quando a paciente está com alterações no ciclo menstrual, dores pélvicas, queixas de infertilidade ou se está na menopausa para verificação do endométrio (mucosa que reveste o útero) e ovário;

  • Mamografia: indicada a partir dos 40 anos, pode ser realizada antes dessa idade, caso a paciente relate algum fator de risco.

Outros exames também podem ser solicitados, como a Densitometria Óssea, que identifica o risco de osteoporose e o de sangue oculto nas fezes, para verificação de câncer de intestino.

A evolução da Medicina Diagnóstica tem sido uma importante aliada do médico na confirmação de hipóteses diagnósticas, mas de nada adianta se você, mulher, não realizar um check-up periódico e não informar, em detalhes, eventuais problemas que identificou em sua saúde.

Quando foi a última vez que você esteve no ginecologista? Se demorou para responder, é hora de pensar na sua saúde.

​​Agendar Consulta​​​


​​ Agendamento​

Veja mais