Logon
Blog

Ceias de fim de ano: como se alimentar sem sair da linha?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​ Chega nesta época e é inevitável pensarmos em como passar pelas ceias de fim de ano sem sair da linha. Se durante o ano todo você conseguiu mudar seus hábitos como praticar atividades físicas e até adotou uma alimentação saudável e equilibrada - conseguindo inclusive perder peso - as festas de fim de ano que se aproximam podem parecer filme de terror, não é mesmo? Mas não há o que temer. Se você já se adaptou aos novos hábitos sabe que a parte difíci​l já passou e que a força de vontade é o segredo para manter as práticas saudáveis.

Se mesmo assim você está considerando pedir para que a família e amigos adotem ceias fitness, ou pior, cogita não participar das celebrações, preparamos algumas dicas para que nada disso seja necessário e você possa curtir bons momentos sem se preocupar em sair da linha.

Quantidade
Se você não resiste a nenhuma das delícias da mesa, não se preocupe. Coma um pouco de tudo, apenas para degustar. Assim, você não vai embora pensando na rabanada que deixou de comer na ceia de Natal e ainda evita problemas gastrointestinais como azia e queimação, típicos de quem acaba abusando na quantidade de alimento ingerida. Pouca gente sabe, mas o exagero também pode causar intoxicação alimentar, especialmente em pessoas que não têm o hábito de comer muito e possuem certa intolerância a certos alimentos.

Escolha os pratos certos
Se você não é tão fã assim de tudo o que colocam na mesa, aproveite para escolher os pratos mais saudáveis, como a saladinha de repolho com uva-passa e iogurte, o arroz com nozes e um pedaço de peito de peru sem pele. 

O peru, por exemplo, pode ser comprado e preparado em casa com temperos leves e sem conservantes. Quanto às sobremesas, evite as frituras e doces industrializados e dê preferência às frutas. 

Bebidas
Refrigerante, cerveja e destilados marcam presença nestas festas. Não é preciso dizer que, em excesso, elas são inimigas da saúde. Evite misturar as bebid​as alcoólicas e troque a cerveja pelo vinho tinto. Além de ser menos calórico, uma taça por dia pode trazer vários benefícios para a saúde. 

Uma boa dica é semp​re ingerir água junto com o espumante na festa de Ano Novo e dar intervalos. O fígado precisa de um tempo para processar esse álcool, então é muito importante esse espaçamento ao longo do dia.

Exercícios
É férias, momento para descanso, mas sempre é válido reservar um pouco de tempo para praticar atividades físicas. Se estiver viajando, aproveite para caminhar ou correr pela cidade ou invista em exercícios funcionais que podem ser feitos até mesmo em um quarto de hotel. Um pouco por dia vai ajudar o corpo - e também a sua mente - a se manter em equilíbrio. 

Dr. José Luiz Capalbo - Cirurgião Gástrico do Hospital 9 de Julho.

Este artigo foi orignalmente escrito em 17/12/2015.


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

​​ Agendamento​

Veja mais