A obesidade já se tornou um problema de saúde pública em muitos países, inclusive no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 40% da população está acima do peso.

A falta de atividades físicas regulares e a alimentação rica em gorduras e açúcar são os principais fatores que contribuíram para aumentar significativamente este índice.

Com isso, os brasileiros têm adoecido mais do que há uma década e apresentam taxas mais elevadas de colesterol, mais casos de diabetes, além de baixa imunidade, hipertensão e até o agravamento de problemas gastrointestinais como de gastrite, refluxo e intestino desregulado.

É possível reverter esse problema

Sem cuidados adequados, o colesterol alto, por exemplo, pode causar doenças mais difíceis de serem tratadas, como as cardiovasculares. Quem está acima do peso se alimenta mal e é sedentário tem ainda mais chances de ser vítima dessas patologias. Mas, é possível reverter esse cenário preocupante com a adoção de exercícios físicos regulares.

Se você já torceu o nariz, não desista ainda de chegar ao final deste texto. Não será preciso se tornar um atleta profissional da noite para o dia, nem correr 20 quilômetros amanhã sem nunca ter corrido na vida. O principal aqui é movimentar-se mais.

Uma caminhada todos os dias de pelo menos 30 minutos é um bom começo para quem precisa emagrecer e diminuir os índices de colesterol ruim no sangue. Até mesmo a sensação de inchaço provocado pelos gases tendem a amenizar rapidamente ao andar um pouco.

Dicas para mudar a rotina

Se falta ânimo para começar, uma boa dica é: em vez de sentar no sofá ao chegar em casa, mude o rumo e calce um par de tênis. Essa pequena atitude ajuda a entrar no ritmo. Outra sugestão é manter sempre no carro ou na mochila uma roupa adequada para a prática de exercícios.

Assim, se surgir uma oportunidade de ir à academia ou de caminhar no parque, você já estará devidamente preparado. Aproveite toda brecha na agenda, como aquela reunião que foi desmarcada, para fazer alguma atividade física.

Em vez de sentar no sofá ao chegar em casa, mude o rumo e calce um par de tênis

Outra boa maneira de se animar e incluir os exercícios no dia a dia é se inspirar com a história de pessoas que driblaram a rotina atarefada e tomaram gosto pelos esportes. Livros, programas de TV e diversos perfis nas redes sociais podem te ajudar nesta missão.

Mas atenção: nada de seguir as dicas dos gurus e musas fitness sem antes consultar profissionais especializados. São eles que devem recomendar a alimentação e as atividades físicas mais adequadas para você.{{cta('f0144d4e-0595-4f1d-8dc6-2be1e25f2611')}}