intoxicacao

Com a chegada do verão, aumentam os casos de intoxicação alimentar, como é popularmente chamada a gastroenterocolite aguda, causada principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por micro-organismos.

A principal causa deste aumento são as altas temperaturas da estação que podem comprometer a conservação de alimentos e favorecer a proliferação dos micro-organismos nocivos à saúde, entre eles bactérias (salmonela e estafilococos) e vírus (rotavírus).

Com isso, os cuidados que temos usualmente com os alimentos devem ser redobrados, principalmente ao nos alimentarmos fora de casa. Na praia, os cuidados devem ser ainda maiores, já que além do calor intenso, vários alimentos são vendidos sem os devidos cuidados com a higiene.

Os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, cólicas e febre. Poucos casos exigem internação, mas é importante que um posto médico seja procurado assim que os sintomas se manifestarem. Para amenizar o mal-estar, recomenda-se muito repouso e hidratação.

Para que você possa aproveitar melhor seu verão, listamos 9 dicas para manter a intoxicação alimentar longe de você e de sua família. Veja abaixo:

1–) Lave bem as mãos antes de comer ou preparar alimentos; os utensílios de cozinha também precisam ser bem higienizados após o preparo.

2-) Escolha alimentos frescos, com boa aparência e íntegros. Antes de consumir, lave-os bem com solução de hipoclorito de sódio.

3-) Em casa, beba sempre água filtrada ou fervida. Fora de casa, água de procedência conhecida, preferencialmente em garrafas ou copos lacrados.

4-) Não coma alimentos que tenham estado em temperatura ambiente por muito tempo. Na dúvida, evite.

5-) Armazene alimentos prontos em temperatura inferior a 5ºC e aqueça-os somente no momento do consumo.

6-) Verifique o prazo de validade e condições da embalagem de produtos alimentícios, principalmente os enlatados.

7-) Evite comer carne crua ou mal passada, especialmente fora de casa.

8-) Consuma apenas leite pasteurizado, preferencialmente fervido, inclusive em receitas.

9-) Maionese e doces que levem ovos crus no preparo devem ser evitados.

Tome estes cuidados e aproveite o melhor do verão!