A mamografia e o ultrassom são os exames mais eficazes para o diagnóstico precoce do câncer de mamas. A mamografia, por exemplo, é capaz de detectar nódulos de milímetros de diâmetro, e descobrir a doença ainda na fase inicial pode ser decisivo para a cura. Por isso, a recomendação da coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, Dra. Mariana Laloni, é procurar o médico regularmente e fazer os exames anuais periodicamente. 

A constante vigia com a saúde das mamas é muito importante. Hoje no Brasil a mamografia é recomendada após os 40 anos completos de vida da mulher. Já a ultrassonografia deve ser feita a partir dos 20 ou 25 anos, “mas estas idades podem variar de acordo com o histórico familiar ou diferenças nos resultados dos outros exames”, alerta a especialista.

A médica orienta para o hábito de a mulher prestar atenção ao próprio corpo como forma de autoconhecimento, processo que pode auxiliar também no diagnóstico. É preciso se atentar aos sinais como: o formato da mama, alguma retração, assimetrias, secreção do mamilo, além de qualquer nódulo na apalpação. Embora o autoexame seja importante para a mulher se conhecer, muitas vezes, quando ela percebe um caroço, isso pode significar que a doença já está numa fase mais avançada. Por isso, o autoexame não substitui a mamografia e outros exames de imagem, que são os ideais para identificar o câncer de mama, e  somente uma biópsia pode confirmar se o nódulo é benigno ou maligno.

Por não existir uma causa específica para essa doença, os especialistas apontam alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Os principais são: mulheres acima dos 50 anos, histórico familiar (parentes que já tiveram a doença), não ter filhos ou ter depois dos 30 anos, elevado consumo de álcool, excesso de peso (gordura na região abdominal), falta de exercícios físicos, mulheres que começaram a menstruar cedo (antes dos 12 anos) ou que entraram na menopausa após os 55 anos.

Conheça seu corpo e faça os exames regularmente.

Para agendar consultas e exames, ligue para 3147-9430.