O infarto é um problema bastante conhecido dos brasileiros. É uma das doenças cardíacas que mais afetam homens e mulheres no país. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos e até 30% dos casos são fatais. 

No entanto, apenas 2% dos brasileiros sabem reconhecer todos os sintomas da condição, que vão além da dor intensa no peito, bastante característica.

Veja, a seguir, alguns dos indícios menos comuns de um infarto e aprenda, também, a se prevenir, reduzindo os riscos.

Dor no tórax

Muitas vezes, a dor na região torácica é confundida com um "mal jeito", mas ela pode ser um sinal importante de problema cardíaco. Em algumas situações, ela pode se propagar para as costas, ombros, braços e pescoço. Geralmente, a sensação é de uma grande pressão no tórax, principalmente no lado esquerdo.

Dores no maxilar

Quando as dores torácicas se espalham, pode haver um reflexo até mesmo nos maxilares. Por mais que isso pareça algo bastante distante de um infarto, se uma pessoa estiver sentindo desconforto no tórax, braços ou ombros e a dor "subir" até o maxilar, há grandes chances de ela estar em um momento pré-infarto. 

Falta de ar

Um infarto pode causar a sensação de aperto no peito. Esse sintoma pode interferir na respiração e evoluir para uma impressão constante de falta de ar. Além disso, o mal funcionamento do coração afeta o trabalho dos pulmões, o que pode intensificar a insuficiência respiratória. 

Sudorese

É o excesso de suor, que está relacionado com algo que chamamos de sinais aminérgicos. Eles são um alerta de que algo não está bem com o coração. Na maioria das vezes, a sudorese acompanha outros sintomas, como as dores e a falta de ar.

Náuseas e vômitos

Problemas digestivos também podem ser fruto dos sinais aminérgicos. A ocorrência de tonturas e enjoos pode parecer um sinal de virose ou infecção estomacal, mas, na verdade, elas podem estar associadas ao infarto.

Azia

Assim como as náuseas, a azia pode ser um sintoma atípico. Fique atento ao surgimento de queimação no estômago, principalmente quando estiver acompanhada dos outros indícios aqui listados. 

Tosse seca

É comum que o paciente apresente uma tosse seca e bastante incômoda quando está com os pulmões afetados. Porém, não há motivos para se assustar, em relação ao infarto, caso você esteja com tosse neste momento. Ela sempre vem junto com os outros sintomas nos casos de problema cardíaco.

Esses são alguns dos indícios que podem passar despercebidos por alguém que esteja apresentando um ataque cardíaco. Os sintomas atípicos são mais comuns nos idosos, mulheres e diabéticos que também possuem um risco maior de complicações devido ao infarto. Vale lembrar que homens e mulheres podem ter sintomas distintos. Portanto, a melhor forma de compreender o que se passa em seu corpo é consultando um médico.

Informação é tudo na hora de se cuidar!