A maioria das pessoas pode pensar que o grande inimigo para o desenvolvimento da diabetes é o açúcar, e que basta cortá-lo da alimentação para garantir que a doença não apareça. Porém, além de controlar os carboidratos, é preciso ficar de olho a quantidade de potássio da dieta.

Alimentos ricos em potássio, como o feijão e a banana, podem ajudar tanto a prevenir quanto a controlar a doença, uma vez que o quadro se apresente. É o que diz o estudo realizado pela Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, existe uma associação entre baixas quantidades de potássio no organismo e a elevação dos níveis de glicose no sangue. A explicação é que o mineral influencia os processos do corpo que atuam sobre a insulina, responsável por diminuir a glicemia (taxa de glicose no sangue). O potássio funciona equilibrando a produção desse hormônio e aumentando sua efetividade.

O potássio auxiliaria no controle da pressão arterial e facilita sua excreção pelos rins

Quando nossa produção de insulina é instável e pouco eficiente, as chances de desenvolver diabetes aumentam consideravelmente. Os sintomas mais comuns da doença são fome e sede contínuas, resultando na necessidade de usar o banheiro constantemente.

Os benefícios do potássio não acabam aí: o potássio auxiliaria no controle da pressão arterial, provavelmente porque esse nutriente compete com o sódio – que aumenta a pressão - e facilita sua excreção pelos rins.

Essa “expulsão” beneficia a pressão porque o sódio retém líquido, aumentando o volume de sangue no corpo – quando menos sódio, menores as chances de hipertensão. Vale ressaltar que o consumo médio de sal do brasileiro é o dobro do indicado pela Organização Mundial da Saúde.

Porém, é preciso tomar cuidado: o consumo de potássio também deve ser controlado, pois o exagero pode prejudicar o coração. Vale a pena discutir a necessidade de suplementos do nutriente com seu médico. O importante é balancear sua alimentação para uma vida mais saudável.

E lembre-se: caso sua família tem histórico de diabetes, exames periódicos de sangue são importantes para garantir seu bem estar.