Logon
Blog

Você sabe o que é o Transplante de Medula Óssea

 

Transplante de Medula Óssea (TMO) é um procedimento de alta complexidade e alguns cuidados são essenciais para o seu sucesso. Segundo o responsável pelo Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital 9 de Julho, Dr. Celso Massumoto,  o transplante é uma forma de imunoterapia que elimina as células antigas, doentes, para que a medula receba as novas, com menor risco de rejeição.

"Após a realização do procedimento, o paciente precisa ficar em isolamento para não correr risco de infecção, já que o sistema imunológico está comprometido", diz. ​

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), existem no Brasil 70 centros para transplante de medula óssea, sendo 26 para transplantes com doadores não aparentados. O Hospital 9 de Julho está cadastrado entre os que realizam o transplante entre não aparentados e faz, inclusive, o transplante haploidêntico. Esse método permite o procedimento mesmo quando o doador não é totalmente compatível com o paciente. São poucos os centros no Brasil que realizam esse processo, de alta complexidade.

"O transplante haploidêntico surgiu há pouco tempo nos Estados Unidos e aumentou muito a possibilidade de doadores", explica Massumoto. 

Tipos de transplante

Existem três tipos de transplante: 

Alogênico -  a medula é obtida de um doador previamente selecionado por testes de histocompatibilidade, normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea.

Autólogo -   a medula óssea ou as células tronco periféricas são retiradas do próprio paciente, armazenadas e reinfundidas após altas doses de quimioterapia. 

Singênico - O transplante de medula óssea entre gêmeos univitelinos é denominado singênico. 

Haploidêntico - O paciente recebe a medula de um doador parcialmente compatível. 

quarto tmo.jpg quarto tmo pediatrica.jpg entrada tmo.jpg

O Hospital 9 de Julho realiza todos esses procedimentos e possui duas Unidades exclusivas de Onco-Hematologia Adulta e Pediátrica para o tratamento de lifomas, leucemia mieloide aguda e crônica, leucemia infocítica aguda e crônica, Doença de Hodgkin, mieloma múltiplo e outras. 

Artigo originalmente publicado em 2016 e atualizado em 2019.

​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.


LEIA MAIS:

Unidades de Onco-Hematologia do H9J - conheça a estrutura

Medula Óssea: perguntas e respostas

Como ser um doador de Medula Óssea

Leucemia 

Doença de Hodgkin

Ações de Humanização na TMO





​​ Agendamento​

Veja mais