Logon
Blog

Pés chatos: palmilhas especiais e calçados tratam o problema

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​Com certeza você já deve ter observado que a planta dos nossos pés possui uma curva. E há uma razão para isso: permitir que haja uma distribuição melhor do peso do nosso corpo por vários pontos de apoio. Porém, não nascemos com essa curvatura. Ela vai se desenvolvendo ao longo dos primeiros anos de vida.

Em muitas crianças, entretanto, esse processo não ocorre, dando origem ao problema que se chama de pé plana constitucional ou pé chato, como é mais comumente conhecido.

"O pé plano constitucional, por si só, não ocasiona problemas para a criança e pode ser tratado com o uso de palmilhas especiais nos calçados. Elas ajudarão a formar o arco durante o período de crescimento e desenvolvimento dos pés", afirma o ortopedista e médico do esporte do Hospital 9 de Julho, Ricardo Nahas.

Esse tratamento deverá ser feito até os sete anos de idade porque após esse período seu formato está definido e não é mais possível obter a curvatura. "Mas é importante dizer que mesmo com o tratamento muitas vezes não se consegue resolver o pé chato", diz ele.

Segundo ele, as consequências que o pé chato pode ter na vida adulta estão condicionadas à obesidade. "Adultos obesos, quando têm pé plano, podem ter sintomas como dores e mais complicações nas articulações pelo problema de distribuição do excesso de peso", explica ele.

​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais